Analistas revisam piora geral nas projeções de Selic, Inflação, Dólar e PIB

Ler na área do assinante

Os cerca de 150 analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) revisaram para pior as projeções dos principais indicadores econômicos do país.

Segundo o último Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (20/5), houve elevação nas estimativas para a inflação, o dólar e a taxa básica de juros (Selic), além de uma redução na previsão para o Produto Interno Bruto (PIB).

Disparada da Selic

A projeção para a Selic em 2024 foi ajustada para 10,00%. Atualmente, a taxa está em 10,50%, o que indica que os analistas esperam uma redução de apenas 0,50 ponto percentual até o final do ano. A previsão para a Selic em 2027 também subiu, passando de 8,63% para 9,00% ao ano.

Esta revisão da Selic ocorreu após um período de estabilidade. Desde 22 de dezembro e durante 16 semanas, o mercado manteve a previsão de 9,00% ao ano para 2024. Contudo, nas últimas cinco semanas, a estimativa foi revisada para 9,13%, 9,50%, 9,63% e 9,75%.

Avanço das Incertezas

O aumento na previsão dos juros básicos reflete a intensificação das incertezas econômicas tanto no cenário internacional quanto no doméstico. No exterior, a expectativa de uma redução de juros nos Estados Unidos a curto prazo se tornou mais improvável. No Brasil, a mudança na meta fiscal para 2025 e 2026, anunciada pelo governo Lula no mês passado, aumentou as dúvidas sobre o cenário econômico.

Devido a esse contexto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduziu o ritmo dos cortes de juros na última reunião, realizada nos dias 7 e 8 de maio, com a taxa sendo cortada em apenas 0,25 ponto percentual.

Mais Inflação

As projeções para a inflação também subiram. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024 foi ajustado para 3,80%, ante 3,76% na semana passada. Para 2025, a estimativa passou de 3,66% para 3,74%.

Dólar Retoma Alta

A previsão do dólar para 2024, que havia se mantido estável por duas semanas, foi revisada para cima, chegando a R$ 5,04. Anteriormente, a previsão era de R$ 5,00.

PIB Reverte Tendência

Os analistas reduziram a previsão de crescimento do PIB para 2024, de 2,09% para 2,05%. Até fevereiro, a estimativa permaneceu estável em 1,60%, mas vinha em tendência de alta nas últimas semanas, alcançando 1,85% há pouco mais de um mês. Esta é a primeira reversão na tendência de alta.

Relatório Focus

O Relatório Focus resume as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. A partir desta semana, o Banco Central retomou a publicação do relatório às segundas-feiras.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" . O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar