Ex-Secretário do Governo Bolsonaro cria abrigo para cães resgatados nas enchentes do RS

Gustavo Lopes atuou em várias áreas do governo e agora está ajudando na tragédia gaúcha

Ler na área do assinante

O ex-Secretário Nacional do Audiovisual do governo Bolsonaro, Gustavo Lopes, criou em Porto Alegre um abrigo para receber cachorros resgatados das enchentes que castigam o Rio Grande do Sul.

“A ideia inicial é que o local recebesse pessoas desabrigadas, mas a burocracia não permitiu. Então, transformamos em um abrigo para cães e hoje é uma das referências para acolhimento na região metropolitana”, contou.

Localizado em um ginásio, o abrigo já recebeu quase uma centena de cães resgatados e está sendo mantido por meio de doações.

“Temos recebido de tudo, desde rações, roupas, camas e medicamentos”, afirmou. “Além disso, formamos uma rede incrível de voluntários, que têm sido fundamentais para o funcionamento do abrigo”, completou.

O local conta com atendimento de médicas veterinárias voluntárias e dezenas de pessoas que desenvolvem outras tarefas como limpeza, organização, passeio, catalogação, divulgação, entre outros.

“São pessoas que estão dedicando seu tempo a essa causa em um momento tão difícil”, enfatizou Lopes, que construiu dezenas de baias para o abrigamento dos cães no ginásio. “Nada disso seria possível sem a ajuda das pessoas”, reforçou. 

Gustavo também destaca que a grande recompensa, além de ver a felicidade dos bichinhos, é quando os donos reencontram seus pets.

“É um momento de esperança, depois de tantas tragédias, reencontrar seu animal de estimação vivo e bem cuidado dá forças para àquela família seguir adiante”, disse. 

O ex-secretário, que já dirigiu dois documentários (Emergencial, em 2020, sobre os efeitos do Auxilio Emergencial; e Acolhidos, em 2022, sobre o drama dos refugiados venezuelanos), disse que pretende fazer um novo filme contando a história do abrigo.

“Eu saí de Santa Maria no dia 06, para ajudar nos resgate em Porto Alegre. No meio disso tudo tive a oportunidade de conseguir esse ginásio e receber esses cachorros. Acho que é uma história que vale a pena ser contada, assim como várias outras em meio a essa tragédia”, finalizou. 

Para quem quiser conhecer o trabalho que está sendo feito no abrigo e ver como ajudar, pode acessar o perfil @abrigodotiotoni no Instagram. 

da Redação Ler comentários e comentar