Ministro do Esporte pede paralisação do Campeonato Brasileiro à CBF
10/05/2024 às 17:18 Ler na área do assinanteO ministro do Esporte, André Fufuca, encaminhou um pedido ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, nesta sexta-feira (10), solicitando a suspensão do Campeonato Brasileiro de futebol devido às intensas chuvas que afetam o Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (9), Fufuca já havia anunciado sua intenção de pedir a paralisação do torneio, com o objetivo de direcionar a atenção nacional para as adversidades enfrentadas pela população gaúcha.
"Em razão de tão fortes chuvas que atingem o RS desde o dia 29/04/2024 e, sendo de amplo conhecimento a tragédia que se instaura naquele estado, entende-se também que todo o país está envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região. Estas são as razões da presente solicitação, para que seja paralisado do Campeonato Brasileiro de Futebol deste ano de 2024", afirmou o ministro no documento encaminhado à CBF.
Fufuca não especificou uma duração para a suspensão proposta no campeonato. O estado do Rio Grande do Sul é representado por três equipes na Série A do Brasileirão: Internacional, Grêmio e Juventude, além de outras equipes nas divisões inferiores.
Os clubes gaúchos da primeira divisão já haviam pedido a paralisação do Campeonato Brasileiro.
Estádios alagados
Grêmio e Internacional enfrentaram danos significativos devido à enchente histórica no estado, com os campos do Beira-Rio e da Arena do Grêmio em Porto Alegre inundados durante o fim de semana.
Anteriormente, os centros de treinamento dos times já haviam sido afetados pelas inundações, dificultando os treinos das equipes.
Em Caxias do Sul, o Juventude conseguiu retomar os treinamentos, embora enfrentasse problemas logísticos devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, complicando tanto os deslocamentos para jogos fora quanto a recepção de equipes visitantes.
A CBF anunciou na terça-feira (7) o adiamento dos jogos das equipes gaúchas por 20 dias.
Esses adiamentos ocorreram após o agravamento da situação no estado por causa das enchentes e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, que deve permanecer inoperante por pelo menos um mês. A CBF optou por estender o adiamento para as próximas rodadas do campeonato.
Na sexta-feira, os três clubes gaúchos, através da Federação Gaúcha de Futebol, pediram o adiamento das partidas por 20 dias. Houve pressão para que toda a 6ª rodada do Brasileirão fosse adiada, marcada para o fim de semana, mas a CBF decidiu continuar com a competição, excluindo as equipes gaúchas.
Os jogos do Brasileirão adiados:
11/05 - Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada)
13/05 - Inter x Juventude (6ª rodada)
19/05 - Grêmio x Bragantino (7ª rodada)
19/05 - Cuiabá x Inter (7ª rodada)
19/05 - Fluminense x Juventude (7ª rodada)
25/05 - Inter x São Paulo (8ª rodada)
26/05 - Juventude x Vitória (8ª rodada)
a definir - Flamengo x Grêmio (8ª rodada)
Os jogos da Copa do Brasil adiados:
10/05 - Inter x Juventude (3ª fase Copa do Brasil - ida)
22/05 - Grêmio x Operário (3ª fase Copa do Brasil - volta)
22/05 - Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil - volta)
A medida afeta também os times gaúchos que disputam as séries C e D do Brasileirão, bem como as três divisões do Brasileirão Feminino, Brasileiro Masculino Sub-20 e Brasileiro Feminino Sub-20. Como a Série B não inclui times do Rio Grande do Sul, essa competição permaneceu inalterada.
Os clubes gaúchos também tiveram suas partidas adiadas em competições internacionais. A Conmebol postergou o jogo do Grêmio contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores, e o confronto do Internacional contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Sul-Americana.
Os clubes esperam que decisões semelhantes sejam aplicadas às próximas rodadas dessas competições.
O Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!
Para assinar, clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:
Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao
Contamos com você!