Famosa colunista de O Globo faz seríssima ‘acusação’ contra ‘Xandão’

Ler na área do assinante

Para a jornalista Malu Gaspar, de O Globo, o ministro Alexandre de Moraes não está preocupado em fazer Justiça.

É o que ela deixa claro em seu artigo publicado sob o título: O recuo tático de Alexandre de Moraes no julgamento da cassação de senador bolsonarista

Para Malu, Moraes está jogando um jogo, cujo objetivo é combater o ‘bolsonarismo’.

Segundo ela, no caso do senador Jorge Seif, o ministro fez um ‘recuo tático’.

Malu diz isso na maior tranquilidade e a sua opinião é repercutida por diversos veículos de comunicação.

Vejamos exatamente o que diz a jornalista:

“Numa reviravolta de última hora, o julgamento do pedido de cassação do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) foi suspenso e não tem mais data para ser retomado, porque o relator, Floriano de Azevedo Marques, pediu que fosse reaberta a fase de coleta de provas.
(...)
Quando a ação chegou ao TSE, em fevereiro, havia pouca dúvida sobre a posição de Alexandre de Moraes e de sua ‘bancada’ no tribunal — confirmada no início de abril, pouco antes da data do início do julgamento, quando o relator distribuiu digitalmente aos colegas seu voto pela cassação de Seif. A primeira sessão, porém, ficou só nas sustentações orais, depois houve uma série de adiamentos.
Até que, na terça-feira, dia em que o julgamento seria afinal retomado, Azevedo Marques distribuiu um novo voto, impresso e em envelopes lacrados — só que, agora, defendendo a absolvição de Seif, como revelou o repórter do GLOBO Rafael Moraes Moura. A surpresa foi geral, mas aumentou ainda mais quando ele mudou de voto novamente, na antessala do julgamento.
Desta vez, não defendia nem a cassação nem a absolvição, e sim a realização de novas diligências. Produziu, com isso, um ineditismo, já que não há notícia na história do TSE de um relator que tenha adotado três opiniões diferentes sobre um caso dessa importância em apenas um mês.
A esta altura, porém, só se espanta com tais inovações quem não acompanha a guerra entre Moraes e o bolsonarismo. Não é possível entender o que aconteceu no TSE na última terça sem considerar a série de eventos que tirou o poderoso Xandão da zona de conforto nas últimas semanas.
Um deles foi a intensa movimentação de agentes políticos para tentar livrar Seif da guilhotina.
(...)
O lobby funcionou, e nos últimos dias Moraes já tinha entendido que a chance de Seif ser absolvido a sua revelia era grande.
Para completar, nesse meio-tempo surgiu ainda outro complicador: por mais que não digam em público, nas internas os aliados admitem que Moraes sentiu o peso da disputa com o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, quando a Comissão de Justiça da Câmara dos Estados Unidos, dominada por republicanos, divulgou trechos de seus ofícios sigilosos mandando suspender contas de brasileiros da extrema direita.
A eleição presidencial americana é só em novembro, mas Donald Trump tem chances de ganhar e não se fará de rogado se precisar usar a disputa com o Judiciário brasileiro para animar seus seguidores.
Os movimentos de Moraes mostram que ele fez os cálculos e percebeu que sua melhor alternativa no momento era adiar a decisão do caso Seif. Assim, mantém o bolsonarismo sob suspense enquanto espera para ver se o jogo vira novamente a seu favor.”

Na realidade, a jornalista, talvez até sem perceber, faz várias afirmações graves contra a conduta de Moraes e do próprio TSE.

Malu afirma que Moraes tem a sua ‘bancada’ dentro do tribunal.

Noutras palavras, ministros que seguem o que ele determina. Um absurdo.

Diz ainda que ‘Xandão’ trava uma ‘guerra’ contra o Bolsonarismo.

Ora, o objetivo de qualquer ministro deveria ser fazer prevalecer a Justiça. Jamais, travar qualquer tipo de ‘guerra’ com quem quer que seja.

Malu também afirma que “Xandão” sentiu o peso da disputa com Elon Musk.

Porque sentiu?

E, por fim, ela garante que o ministro ‘fez os cálculos’ e ‘decidiu que a melhor alternativa no momento era adiar a decisão do caso Seif’.

Ou seja, não está se buscando Justiça. É tudo um jogo, onde pelo visto predominam interesses inconfessáveis.

A não ser que a jornalista esteja mentindo. Será?

O pior é que a mulher diz todas essas barbaridades, inúmeros veículos repercutem e o ministro silencia, como se fosse tudo normal.

Triste situação.

Gonçalo Mendes Neto. Jornalista.

Jornal da Cidade Online acaba de lançar o primeiro PODCAST conservador do Brasil! Um conteúdo exclusivo para os assinantes do JCO. Onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Você pode conferir CLICANDO AQUI!

Para assinar, clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra maneira? Adquira agora o livro "Verdades Fabricadas - Do Poder à Perseguição". O próprio Bolsonaro já conhece o livro. Confira:

Basta clicar no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/verdades-fabricadas-do-poder-a-perseguicao

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar