“Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando ele diz a verdade”. (Cícero).
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, do alto de sua “imensa” sabedoria, como uma espécie de Aiatolá do Oriente ungido pelos deuses, afirmou para todo país em alto e bom som, que:
- “Eu se pudesse ia fazer um decreto: é proibido mentir. Quem mentir, vai ser preso. Porque a gente não pode viver subordinado à mentira, a gente não pode viver subordinado à maldade, à intriga”. (Lula, em Campo Grande - 12/04/2024).
Esse mesmo senhor, no primeiro e no segundo mandato, já cometeu milhares de mentiras. Essas falsidades oficiais, que são crimes, ditas pelo comunista semi-analfabeto são recebidas pelos áulicos que o acompanham e pela imprensa vendida como “deslizes”.
Nesse terceiro mandato seu arsenal de aleivosias voltou reforçado. Ele dispara mentiras para todos os lados, uma espécie de “Rambo” enlouquecido no campo de batalha com uma metralhadora nas mãos, rodando feito um peão e disparando, sem cessar, na pobre verdade que se esconde apavorada. Sua “língua plesa” é o cinturão de balas. Tanto atirou que acabou acertando nele mesmo com a afirmação que você leu acima. Esse suposto decreto que ele imaginou fazer, reafirma o que todos desconfiam há muito tempo: temos um idiota governando uma nação de 215 milhões de habitantes.
Eis uma série de asneiras ditas pelo Presidente mais mentiroso do planeta neste terceiro mandato e vomitadas em cima do povo brasileiro como se fossem verdades absolutas:
Em 8 de Janeiro: - “... Vocês nunca leram uma notícia de algum partido de esquerda, de algum movimento de esquerda que invadisse o Congresso Nacional, a Suprema Corte e o Palácio do Planalto”.
Mentira - Os comunas invadiram esses prédios em 2006, em 2013, em 2014, sem contar a quantidade de invasões perpetradas pelo MST todos os anos nas propriedades particulares.
Em 2 de Fevereiro: Em entrevista concedida à RedeTV!, Lula afirmou que queria discutir a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, “porque não tem ninguém falando em paz”. Ainda na RedeTV!, Lula disse que o atual presidente do Banco Central foi eleito pela Câmara dos Deputados
Mentira: Naquele momento, tanto a Rússia quanto a Ucrânia vinham fazendo declarações no sentido de criar condições para possíveis acordos de paz. Quanto a escolha da diretoria do BC cabe, desde 1974, ao presidente da República, como prevê a Constituição.
Dia 6 de fevereiro - “E vamos ser francos. Os países que não pagaram (a dívida de empréstimos), seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente [Jair Bolsonaro] resolveu cortar relação internacional com esses países e, para não cobrar, para poder ficar nos acusando, deixou de cobrar”.
Mentira - Os dois países deixaram de pagar o BNDES em 2018, quando o presidente era Michel Temer.
Março dia 2 - Lula afirmou que “a economia brasileira não cresceu nada, nada” em 2022.
Mentira - O PIB brasileiro caiu 0,2% no quarto trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior, mas a economia do país fechou o último ano da gestão Bolsonaro com crescimento de 2,9% em relação a 2021, conforme divulgado pelo IBGE.
Dia 23 de março – O petista declarou que as ameaças do PCC contra Sergio Moro reveladas pela Polícia Federal eram uma “armação” do ex-juiz da Operação Lava Jato.
Mentira - A PF entregou provas à Justiça do Paraná apontando que, além de Moro, sua mulher e seus filhos estavam na mira do PCC.
Abril dia 14 – Em entrevista à CCTV (China Central Television, em inglês), Lula afirmou: “Eu acompanho os jogos do campeonato chinês que passam na televisão brasileira”.
Mentira - Desde 2020, a ESPN não transmite mais as partidas da Superliga Chinesa de Futebol. No momento, os jogos só podem ser vistos no país por meio de streamings pagos.
Dia 22 de abril – Em Portugal afirmou:- “Eu nunca igualei Rússia e Ucrânia. Eu sei o que é invasão e o que é integridade territorial. Mas agora a guerra já começou e alguém precisa falar em paz”.
Mentira - Em mais de uma ocasião, Lula responsabilizou os dois países pela guerra. Em declaração à revista americana Time, disse que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, era tão responsável quanto Putin pela guerra.
Maio dia 9 – Em uma entrevista coletiva, Lula disse ser “fake news” que a Ucrânia solicitou ao governo brasileiro a compra de 450 blindados-ambulância para ajuda humanitária.
Mentira - De acordo com o Estadão, o pedido foi enviado ao ministro da Defesa, José Múcio, em 27 de abril. Posteriormente, por pressão do PT, o Itamaraty vetou a venda de blindados à Ucrânia e o país perdeu o negócio, no valor de R$ 3,5 bilhões.
Dia 29 de maio – Após uma reunião com Maduro em Brasília, Lula disse que considera “a coisa mais absurda do mundo” negarem que um ditador é o presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo”.
Mentira - Maduro está no poder há mais de uma década, sem eleições justas. Não há independência entre os poderes e o regime persegue opositores e jornalistas, cometendo violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade.
Junho Dia 1º - “Tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, para colocar companheiro, para colocar partidário é um atraso. É um retrocesso que a República brasileira já conhece muito bem, e eu sou contra”.
Mentira - Lula indicou Cristiano Zanin à vaga de Ricardo Lewandowski no STF. Zanin foi seu advogado nos processos da Lava Jato desde 2013 e o responsável pelos recursos no Supremo que resultaram na anulação de suas condenações.
Junho dia 7 – “Eu vou governar para todos sem distinção. Sem olhar se é rico ou se é pobre, sem olhar se é de esquerda ou de direita”. A fala foi repetida durante a posse: “Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”.
Mentira - Em 7 de junho, Lula afirmou que tem lado e governará prioritariamente para as pessoas que ajudaram em sua eleição.: “E nós queremos lembrar delas depois da nossa eleição. É para elas que a gente deve a nossa votação, a nossa eleição. E é para elas, prioritariamente, que nós vamos governar. Nós temos lado”, disse em um discurso.
Dia 14 de junho - “Nós precisamos recuperar a força do Enem, porque o Enem foi a coisa mais extraordinária. Nós chegamos a ter 16 milhões de pessoas inscritas.”
Mentira: O recorde de inscrições na prova foi registrado em 2014, com quase metade do número de participantes mencionado pelo petista: 8,7 milhões.
Dia 13 de junho - Afirmou para rádios de Goiás sua boa relação com o Agronegócio: - “Eu tenho noção do que fizemos, tenho noção que o problema deles conosco é ideológico. Não é de dinheiro. Vamos fazer um bom plano Safra porque queremos que a agricultura brasileira continue produzindo, plantando cada vez mais, para a gente continuar exportando.”
Mentira - Em maio, durante o Agrishow, em São Paulo, Lula chamou agricultores de “fascistas” e “negacionistas”. E em 2022, ainda durante a campanha eleitoral, disse ao ‘Jornal Nacional’ que parte do agronegócio é “fascista e direitista”.
Dia 23 de junho - Em Paris afirmou: “Treze anos depois, eu volto à Presidência da República do Brasil. E, outra vez, 33 milhões de pessoas estão passando fome.”
Mentira - De acordo com dados da ONU, cerca de 10,1 milhões de brasileiros passaram fome entre 2020 e 2022, o que representa uma redução em relação aos anos anteriores.
Dia 29 de junho – Em entrevista à Rádio Gaúcha: - “A Venezuela tem mais eleições que o Brasil” e por isso não deveria ser classificada como uma ditadura. “Deixa eu lhe falar uma coisa, o conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia porque a democracia que me fez chegar a presidente da República pela terceira vez. Por isso que eu gosto da democracia e a exerço na sua plenitude.”
Mentira - Relatórios apontam que a Venezuela não coloca em prática conceitos essenciais para a democracia (eleições justas, respeito aos direitos humanos, Estado de Direito, pluralismo político, participação dos cidadãos). Não existe conceito de democracia relativa.
Julho dia 13 - O presidente disse para a TV Record que iria reconstruir 186 milhões de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida cujas obras estavam paradas.
Mentira - A própria Secretaria de Comunicação da Presidência teve de corrigir o dado para 186 mil. Segundo o IBGE, em 2022, o número total de domicílios particulares no Brasil não chegava a 75 milhões.
Agosto dia 2 – Afirmou que além de pescador, foi catador de siri e de caranguejo. - “Quem não acredita nisso, esse dedo aqui eu perdi pegando um caranguejo, lá em Pernambuco. Essa é a prova da com minha relação vocês”.
Mentira - Ele perdeu o dedo mínimo em 1964, quando ralava na metalúrgica Independência, em São Paulo.
Dia 26 agosto: Em Angola afirmou sobre o impeachment - “A Dilma foi absolvida. Eu agora vou discutir como é que a gente vai fazer. Não dá para reparar o direito político”.
Mentira - Dilma não foi inocentada. O TRF-1 apenas manteve o arquivamento da ação, sem julgar se a ex-presidente cometeu o crime. Embora Lula alegue que ela “foi julgada por uma coisa que não aconteceu”, o processo de impeachment foi bem fundamentado juridicamente e teve acompanhamento do Supremo Tribunal Federal.
Dia 26 de agosto - Na mesma entrevista, o presidente disse que é pobre. - “Não pense que eu sou um frustrado porque eu sou pobre. Não pense. Aliás, a Lava Jato, que tentou me perseguir, me deu um atestado de pobreza, porque ficou “futucando” a minha vida, meu telefone, a minha conta bancária, dos meu cinco filhos, invadiu minha casa, foi para a Suíça, foi para o Departamento de Justiça do Estados Unidos e não encontraram um dólar. Não encontraram um centavo. Mas não tiveram coragem de reconhecer, porque já tinham mentido muito para a sociedade brasileira. Eu sei que aqui, em Angola, vocês liam a revista Veja, eu sei que vocês assistem programa da televisão brasileira. Então, a desgraça de uma grande mentira, é que você passa o resto da vida contando ela para justificar a própria mentira.”
Mentira : Na última eleição, o petista declarou ao Tribunal Superior Eleitoral possuir um patrimônio de R$ 7,4 milhões.
Dia 27 de agosto – “Eu quero discutir como um país do tamanho do Brasil não tem voos diretos para o continente africano. Quando eu voltar para o Brasil, vou conversar com as companhias aéreas, com o Ministério dos Portos e Aeroportos. Vamos buscar soluções para esse problema”, declarou Lula em uma postagem no X.
Mentira - Por meio do recurso “notas da comunidade”, usuários da rede comprovaram a oferta de voos diretos do Brasil para a Etiópia, Angola e África do Sul.
Setembro, dia 11 – Lula disse sobre o Tribunal de Haia: - “nem sabia da existência desse tribunal”.
Mentira - Além de ter se envolvido na indicação da primeira juíza brasileira (Sylvia Steiner) à corte de Haia, em 2003, o presidente já estudou recorrer ao TPI contra sua própria prisão.
Dia 14 de setembro – Durante a cúpula do G20, o petista disse que o “terremoto [no Marrocos] não tem muita explicação a não ser a mudança do clima, a não ser o que nós estamos fazendo com o planeta”.
Mentira - Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, não existe uma relação entre o clima e terremotos.
Dia 14 de setembro – Na mesma ocasião, Lula disse que “quando a Dilma deixou o governo, a gente tinha 4,3% de desemprego”.
Mentira - De acordo com dados do IBGE, a taxa de desocupação no último trimestre do mandato de Dilma Rousseff chegou a 11,2%.
Outubro Dia 5 – “Fui constituinte e participei com o desejo de uma sociedade livre, justa e solidária, que pudesse garantir a erradicação da pobreza e o desenvolvimento nacional e regional”, postou Lula no X.
Mentira - O presidente e o PT criticaram a Constituição de 1988 e só a assinaram por uma questão protocolar. Lula e o PT foram contra o texto constitucional. Eis o que disse na época: - “O Partido dos Trabalhadores vota Lula e o PT contra o texto e, amanhã, por decisão do nosso diretório, por decisão majoritária, o Partido dos Trabalhadores assinará a Constituição, porque entende que é o cumprimento formal de sua participação nesta Constituinte".
Novembro Dia 14 – Durante o programa ‘Conversa com o Presidente’, Lula criticou os recursos gastos com a guerra no Oriente Médio – pois, segundo ele, há “735 milhões de crianças passando fome no mundo”.
Mentira - O número citado pelo petista corresponde ao total estimado de pessoas que passam fome no planeta, e não apenas de crianças, de acordo com um relatório das Nações Unidas.
Dezembro dia 14 - Sobre amigos no STF: - “Vocês não sabem como estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino”, declarou.
Mentira - No já citado debate da TV Bandeirantes – quando ele declarou que “não é democrático um presidente querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos. Tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, companheiro ou partidário é um retrocesso”.
Dia 15 de dezembro - No Espírito Santo: - “Eu queria fazer uma pergunta para vocês. Eu quero que vocês sejam honestos aqui. Não honestos comigo, honestos com vocês mesmos. Se algum de vocês se lembra de um metro de rodovia inaugurado pelo governo passado neste estado. Se alguém souber, me conte”, disse. E acrescentou: “Em todos os estados que eu vou, eu pergunto uma obra que aquela ‘coisa’ inaugurou”.
Mentira - Durante o governo Bolsonaro, diversas obras foram finalizadas no Espírito Santo. Entre as inaugurações estão o Cais de Atalaia, localizado no Capuaba, em Vila Velha, e o Contorno de Iconha, na BR-101, na região sul do Estado. Além disso, as obras do Contorno do Mestre Álvaro, inauguradas por Lula em dezembro do ano passado, foram iniciadas durante a gestão Bolsonaro.
Dia 16 de dezembro – Durante a assinatura de um contrato de obras do Minha Casa, Minha Vida em São Paulo, Lula disse: - “Até eu posso comprar um [apartamento] desse, até eu. Eu nunca tive apartamento com varanda. Nem o triplex que eles disseram que era meu, era meu. E eu nunca pude ir naquele maldito triplex.”
Mentira - Em uma nota divulgada no dia 30 janeiro de 2016, o Instituto Lula afirmou que ele e a ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017) foram ao triplex do Guarujá em 2015. Inclusive há imagens dele no imóvel naquele ano. E, durante um depoimento ao ex-juiz Sergio Moro, Lula também confessou que esteve no imóvel com a mulher, em 2014.
Os dados expostos aqui foram retirados da reportagem da Gazeta do Povo, intitulado “As mentiras do primeiro ano do mandato de Lula”, publicada em 28/01/2024.
Se você não sentiu engulhos depois de ler tantas mentiras, talvez você possa se perguntar: como o povo brasileiro foi levado a votar e eleger uma criatura dessas? A eleição foi um grande embuste? Seria verdadeira a afirmação do bilionário Elon Musk, (noticia divulgada hoje pelo jornal “O Globo”) que Moraes interferiu nas eleições de 2022?
Numa espécie de corrida alucinada, o “analfa” do planalto supera todos os dias a si mesmo nas mentiras que conta. Seu alvo preferido é Bolsonaro. Ele e a mulher, Janja, afirmaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro furtou a mobília do Alvorada. Bolsonaro, além de genocida, fascista e monstro-geral da República, também era ladrão de móveis. 261 objetos teriam sumido do Palácio do Planalto. Janja levou até uma das “amigas” que possui na imprensa para “constatar” e mostrar na TV mais esse crime.
Era tudo mentira. Todas as acusações contra Jair Bolsonaro eram calúnias.
Lula manipula e divulga noticias provadamente falsas. Onde está o “Inquisidor geral da República”, Alexandre de Moraes, que não prende Lula, não processa Lula, não inclui Lula no “inquérito perpétuo de atos antidemocráticos”? A Polícia Federal de Moraes prende qualquer um por desinformação, fake news, “discurso de ódio”, e por que não prende Lula?
Estarão os “Inquisidores” do povo brasileiro cegos e surdos? Onde se meteram os Ministros do STF que dizem lutar contra a desinformação?
Disse o jornalista J. R. Guzzo no Estadão em 22/03/2024:
- “Estão no mais perfeito silêncio, é claro, pois seu objetivo nunca foi combater notícias falsas ou promover a verdade, mas, sim, censurar e reprimir a liberdade de expressão de quem se opõe a Lula, ao PT e à esquerda em geral. Mentira é algo que se permite só para um lado — e Lula parece ter descoberto que pode ir dobrando a sua aposta até o infinito”.
Carlos Sampaio
Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)