O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado pela Justiça da França nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, acusado de financiamento ilegal durante a campanha presidencial de 2012. Aos 69 anos, Sarkozy enfrenta a possibilidade de recorrer à decisão para evitar a prisão.
A condenação inicial de Sarkozy ocorreu em setembro de 2021, por superar o teto legal estabelecido para os gastos de campanha, que era de 22,5 milhões de euros, alcançando um total de 42,8 milhões de euros. Como penalidade, foi determinada a prisão domiciliar do ex-presidente por um período de um ano.
Sarkozy agora se depara com a decisão de apelar ao sistema judiciário em busca de reverter a sentença atual.
Detalhes das Investigações
As investigações que levaram à condenação de Sarkozy tiveram início em 2014, envolvendo, além do próprio ex-presidente, membros de seu partido à época, a União por um Movimento Popular (UMP), que posteriormente foi renomeado para Os Republicanos, e 12 ex-responsáveis pela campanha.
O julgamento abordou acusações de cumplicidade no "financiamento ilegal de campanha" e de envolvimento em fraudes ou violações de confiança.
Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:
https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo
Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?
É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.
Clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime
Contamos com você!