O jornalista Ricardo Pereira, ex-diretor da Globo Portugal, faleceu aos 72 anos na noite de domingo (10).
Ele lutava contra um câncer no pâncreas e no fígado há quatro anos.
Nascido no Rio de Janeiro em 13 de outubro de 1951, Ricardo Pereira passou parte de sua adolescência na Califórnia, EUA, e ao retornar ao Brasil, estudou Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Administração na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EBAP-FGV).
Com quase 40 anos de carreira jornalística, iniciou suas atividades fazendo traduções para grupos como Bloch e a Globo. Sua trajetória na Globo começou em 1976 como repórter freelancer, posteriormente integrando as equipes do Jornal Nacional e do Fantástico.
Em 1977, atuou como enviado especial na Argentina, e em 1978, como repórter em Brasília, cobrindo o processo de abertura política brasileira. Pereira se tornou correspondente internacional em Londres em 1980, cobrindo eventos significativos como o terremoto na Itália, a Guerra das Malvinas, e a Guerra Irã-Iraque, onde entrevistou Saddam Hussein.
Após assumir o cargo de chefe do escritório da Globo em Londres em 1983, Ricardo focou em coberturas esportivas, permanecendo até 1986.
Na Itália, tornou-se consultor da Globo Internacional em 2006, organizando a distribuição do canal na Europa.
Em 2011, foi nomeado diretor da Globo Portugal, posição que ocupou até sua aposentadoria.
Você quer ajudar o Jornal da Cidade Online? É muito simples, basta seguir a nossa mais nova conta no Tik Tok. Clique no link abaixo:
https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo
Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?
É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.
Clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:
https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p
Contamos com você!
da Redação