Empreendedorismo digital: veja formas de ganhar dinheiro online e driblar o desemprego

Ler na área do assinante

Não é segredo para ninguém que não está fácil arrumar um bom emprego hoje em dia, especialmente um que permita ao trabalhador se sustentar de forma satisfatória. Nesse cenário, o empreendedorismo digital surge como um auxílio e tanto, uma vez que permite que as pessoas ganhem dinheiro na Internet, seja para complementar a renda, seja como fonte principal de receita.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações que vão te ajudar a fazer dinheiro no meio digital e sair do sufoco rapidinho. Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nada importante.

Como começar no empreendedorismo digital?

Muita gente pensa que é difícil ou caro demais começar o próprio negócio na Internet. Contudo, não é assim tão difícil, especialmente quando a própria tecnologia fornece ferramentas úteis e gratuitas para isso, como o pacote criativo do CapCut, por exemplo. Sobre esse recurso e como você pode usá-lo em seu empreendimento, falaremos mais adiante.

Quanto ao nicho no qual você deseja atuar, as opções são muitas e você pode escolher aquela que mais se encaixa em sua realidade. Para te ajudar a enxergar as possibilidades, vamos listar algumas áreas com muito potencial.

Certamente, há uma variedade de áreas em que é possível trabalhar na internet e ganhar dinheiro. Aqui estão cinco delas:

1. Social Media Manager (Gestor de Redes Sociais)

Como dissemos no início, o mercado de trabalho formal anda difícil. Tanto que, em setembro de 2023, a criação de empregos caiu 23% em relação ao mesmo mês de 2022.

No entanto, existem áreas, como o de social media, em que você pode trabalhar de forma totalmente remota e ganhar um bom dinheiro. Como social media manager, você pode gerenciar as contas de mídia social de empresas e marcas, criando conteúdo, programando postagens, respondendo a comentários e monitorando o desempenho das redes sociais.

Para criar conteúdo visual interessante, você pode usar o CapCut online, que é um editor de imagem gratuito e muito eficiente. Com isso, você divulga os produtos e serviços dos seus clientes e pode ir na contramão da crise do desemprego.

2. Assistente Virtual: mais uma forma de atuar no empreendedorismo digital

Com o aumento do home office, a carga de trabalho das pessoas que trabalham nessa modalidade também aumentou bastante nos últimos tempos. Dessa forma, muita gente que trabalha em casa, seja por conta própria, seja como empregado, necessita de ajuda para dar conta dessa grande demanda de serviço.

Assim sendo, você pode trabalhar como assistente virtual, atuando em conjunto com esses profissionais.

Como assistente virtual, você pode realizar tarefas administrativas e de suporte, como gerenciar e-mails, agendar compromissos, atender o telefone, fazer pesquisas online e auxiliar na organização de documentos.

3. Blogging e Marketing de Afiliados

Criar um blog em um nicho de interesse e monetizá-lo por meio de marketing de afiliados é outra opção. Nessa modalidade comercial, você promove produtos ou serviços de outras empresas e recebe uma comissão por cada venda gerada a partir de seus links de afiliado.

Para divulgar esses links, além do blog, você pode usar as redes sociais, o WhatsApp e outros canais. Uma dica essencial para quem quer ganhar dinheiro com programa de afiliados é caprichar no material visual, promovendo os produtos por meio de fotos bem criativas e detalhadas.

Inclusive, com o CapCut online, você pode fazer edições nas fotos dos produtos, como tirar fundo de imagem, por exemplo, e deixar sua loja virtual com aspecto profissional. Desse modo, você ganha a atenção do público e pode fazer muito dinheiro no empreendedorismo digital.

4. Freelancer Criativo

Se você é um escritor, designer gráfico, programador, fotógrafo, ou tem habilidades em edição de vídeo, pode oferecer seus serviços como freelancer. Para quem já tem habilidades, é muito fácil se capacitar até mesmo por cursos gratuitos no YouTube para aprimorar essas habilidades.

Também existem ferramentas online que tornam o trabalho criativo, como o CapCut online, por exemplo. Com ele, você pode editar vídeos promocionais, imagens criativas e outros conteúdos de marketing digital que podem ser muito atraentes para empresas de pequeno e médio porte.

Também pode editar vídeos de casamento, batizado, etc, fazer projetos escolares e acadêmicos em vídeo, dentre outros. A saber, esses são apenas exemplos, mas existe uma verdadeira infinidade de serviços que você pode oferecer como freelancer, faturar no empreendedorismo digital e dizer adeus à crise do desemprego.

Existem várias plataformas online que conectam freelancers a projetos, como a 99Freelas, a GetNinjas, a Workana, dentre outras. Então, é só se inscrever, criar um perfil e oferecer seus serviços.

5. E-commerce e Dropshipping: clássicos de sucesso do empreendedorismo digital

Iniciar uma loja virtual e vender produtos físicos ou digitais é outra maneira popular de ganhar dinheiro online. O dropshipping, em particular, permite que você venda produtos sem precisar mantê-los em estoque, pois os itens são enviados diretamente do fornecedor para o cliente.

Semelhante ao marketing de afiliados, você só precisa trabalhar na divulgação do link da sua lojinha virtual. Sendo assim, o primeiro passo é se cadastrar em plataformas que oferecem esse tipo de arranjo comercial. Alguns exemplos são:

  • Shopee;
  • Amazon;
  • Edizz;
  • Hotmart;
  • Braip, dentre outras.

Depois de se cadastrar, você cria sua lojinha virtual, escolhendo os produtos que quer promover. Então, é só começar a divulgar o endereço eletrônico da lojinha e, cada vez que alguém fizer uma compra lá, você ganha uma comissão.

Dica extra para ganhar dinheiro no empreendedorismo digital

Para quem quer trabalhar no digital, precisa fazer uso das melhores ferramentas disponíveis. Afinal de contas, assim como alguém que faz bolo para vender no mundo real não consegue trabalhar sem uma boa batedeira, por exemplo, quem opera no digital também não consegue bons resultados sem os recursos certos. E se esses recursos forem gratuitos melhor ainda, não é mesmo? Afinal, estamos falando aqui em contornar a alta do desemprego no Brasil, o que infelizmente é uma realidade que limita o espírito empreendedor.

Nesse caso, uma das melhores ferramentas é o CapCut Online, do qual falamos em diversos pontos ao longo das dicas. Ele é uma ferramenta gratuita, cheia de funcionalidades excelentes e ajuda a tornar o seu trabalho muito mais profissional e responsável.

Por isso, agora que você já sabe como ganhar dinheiro com o empreendedorismo digital, use as ferramentas certas e não passe mais sufoco por conta do desemprego!

Ler comentários e comentar