Quem diria, a imprensa brasileira e o jornalismo viraram namoradeiras de janela...

10/11/2023 às 19:31 Ler na área do assinante

A imprensa brasileira e seus jornalistas militantes são notícias de si mesmos. Para salvar o que ainda resta da dignidade da nossa imprensa, ainda bem, temos uma gama muita qualificada de profissionais para mostrar o que é o jornalismo.

Mas, voltando ao noticiário dessa gente maliciosa, dita da grande imprensa, eles transformaram-se em peça de análise do público, não pelo conteúdo da notícia, mas, sim, pelos objetivos políticos, ideológicos, financeiros, e tudo mais, menos da informação. Praticamente, um palanque de discursos ou narrativas, ou ambos, dependendo do caso. A notícia já era, virou suco de calhordice! 

Eles próprios acalentam os algozes da Liberdade de Expressão. Inimaginável! Venais, hipócritas, e mentirosos escrachados, os dirigentes dos veículos de comunicação, e sua banca de doutrinados, atuam como uma namoradeira de janela (que me desculpem as donzelas). Ficam ali, à espera da melhor opção e momento para atender seus interesses e dos seus mandatários. E esses interesses margeiam propósitos bem maiores e graves do que simplesmente colocar uns trocados no bolso. Os objetivos estão em escala mundial. Alimentam, ao mesmo tempo a percepção ingênua de boa parte da população, satisfazendo, ainda, as diretrizes dos bastidores.  

Salvo em períodos excepcionais, a imprensa desde os primórdios do jornalismo, historicamente, sempre, de alguma maneira, preservou, protegeu e cativou a independência de seus profissionais, sua autonomia e liberdade. Sempre foi ponto pacífico o respeito à sua linha editorial, independente dos espectros ideológicos ou de visão do mundo. 

Hoje, não!

E naquilo que o jornalismo vem se transformando, a passos largos, especialmente nos últimos cinco anos, vislumbrando um futuro tenebroso, resolvi registrar esse período recheado de senões, contrassenso, estupidez, afronta e antiprofissionalismo da nossa imprensa.

Na série UMA COISA É UMA COISA, OUTRA COISA É OUTRA COISA!, que tem como tema no primeiro livro o STF, e o título da provocante e agressiva frase, dita publicamente, pelo ministro daquela instituição, Luís Roberto Barroso, “Perdeu, Mané!”

Agora, para registrar o retrocesso, no meu ponto de vista, criminoso, lanço o segundo livro da série. O tema é a IMPRENSA BRASILEIRA, SOB O TÍTULO “Jornalismo: A Um Passo do Abismo...”    

No livro, conto um pouco sobre o surgimento da imprensa no mundo e no Brasil, passeando pela evolução da imprensa brasileira desde o período colonial e do império, e suas passagens por tempos marcantes da nossa história política e social. Em seguida, passo a abordar os episódios, muitos deles de dar vergonha na própria vergonha, publicando pensamentos. declarações e posicionamentos de vários personagens da imprensa, alguns, outrora, renomados e respeitados. A reputação e dignidade deles foi ao lixo, por eles mesmos. 

Para ilustrar, um dos símbolos mais eloquentes desse triste momento da nossa imprensa, o apresentador e editor do Jornal Nacional, William Bonner, um dia respeitado, hoje, não! Com sua abjeta e repugnante fala quando da entrevista com o candidato Luís Inácio da Silva (inacreditavelmente elevado a essa condição pela justiça brasileira), nota-se seu posicionamento abertamente à candidatura do esquerdista. Sua conduta, totalmente antiprofissional, retrata bem essa casta de jornalistas, já experimentados até os mais novatos, muitos deles citados no trabalho, que perderam qualquer pudor para manipular e desinformar o público.

Enfim, o livro está à disposição dos leitores. Antecipo meus agradecimentos pelo apoio já recebido para conclusão dos trabalhos, bem como àqueles que se interessarem pela obra, com ampla liberdade à crítica, positiva ou negativa, mas que sempre será considerada, por mim enquanto autor, à condição de construtiva.

Abraço a todos! Boa leitura!

Para adquirir o livro, clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/jornalismo-a-um-passo-do-abismo

Alexandre Siqueira

Articulista

@ssicca no Twitter

Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo... da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir