Polícia desarticula grupo criminoso que se passava por ministros de Lula para aplicar golpes
08/11/2023 às 07:11 Ler na área do assinanteUma casa no bairro do Valentina, em João Pessoa, foi alvo de um mandado de busca e apreensão durante uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (7).
A operação investiga um grupo suspeito de se fazer passar por ministros do governo Lula (PT) para cometer golpes.
De acordo com a investigação, os suspeitos criavam perfis falsos no WhatsApp, utilizando fotos e informações de altos cargos do poder Executivo. Em seguida, entravam em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados para solicitar ajuda, principalmente financeira, em diferentes situações.
A Polícia Civil declarou:
"Normalmente, sob o pretexto de auxiliar terceiros, os falsos ministros entravam em contato com as vítimas e solicitavam que elas realizassem transferências via PIX para ajudar pessoas necessitadas."
Em um dos casos, um suspeito se passou por um ministro e entrou em contato com o presidente de uma associação comercial em São Paulo. Durante a conversa em que o golpe foi aplicado, o criminoso solicitou uma transação financeira, que, segundo ele, seria reembolsada posteriormente.
Até o momento, de acordo com a Polícia Civil, os nomes dos seguintes ministros estavam sendo usados pelos golpistas:
- Juscelino Filho, ministro das Comunicações
- Camilo Santana, ministro da Educação
- Renan Filho, ministro dos Transportes
- Rui Costa, ministro da Casa Civil
- Luiz Marinho, ministro do Trabalho
- Carlos Lupi, ministro da Previdência Social
A investigação revelou que os suspeitos monitoravam as agendas das autoridades para aplicar os golpes, permitindo-lhes entrar em contato com possíveis vítimas. Com o apoio das polícias de Pernambuco e Paraíba, os investigadores de Brasília conseguiram identificar o grupo criminoso.
A polícia está tentando determinar o número de vítimas enganadas e quantas autoridades tiveram seus nomes utilizados pelos criminosos. Até o momento, o lucro obtido com os golpes não foi calculado pela investigação.
Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo
Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?
É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.
Clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:
https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p
Contamos com você!