Criança de 12 anos é sequestrada: Como deve agir a polícia de acordo com o STJ? Eis a questão...

Ler na área do assinante

A polícia recebe "denúncia anônima" de que uma criança com 12 anos foi dopada, sequestrada, colocada dentro de uma mala e está sendo transportada em uma Ecosport preta.

Na sequência, os policiais identificam um veículo com as mesmas características relatadas na denúncia e...

Antes de continuar, advirto:

A história terá 3 finais diferentes

O objetivo é demonstrar como a jurisprudência dos tribunais superiores está contribuindo para o colapso da segurança pública e o fracasso do direito penal.

FINAL 1

... Durante a abordagem, o motorista demonstra "nervosismo aparente" e os policiais decidem fazer uma revista no veículo, localizando a vítima e salvando a sua vida.
O criminoso é preso em flagrante e CONDENADO pela justiça.

FINAL 2

Durante a abordagem, o motorista demonstra "nervosismo aparente" e os policiais decidem fazer uma revista no veículo, localizando a vítima e salvando a sua vida.
O criminoso é preso em flagrante pelos policiais, mas...
... como a "denúncia anônima", por si só, não configura a justa causa necessária para legitimar a busca pessoal e veicular efetuada pela polícia (STJ, HC 734.263).
.. como não satisfazem a justa causa para a abordagem, por si sós, "denúncias anônimas" ou "intuições e impressões subjetivas dos policiais, não demonstráveis de maneira clara e concreta" (STJ, RHC 158.580).
... como os policiais afirmaram que o motorista "demonstrava nervosismo", mas não apresentaram nenhuma outra justificativa para a abordagem (STJ, HC 779.150)...
... o criminoso é ABSOLVIDO, posto em liberdade, e a ação policial é considerada ilegal.

FINAL 3

... durante a abordagem, o motorista demonstra "nervosismo aparente"...
... mas como os policiais foram ensinados que essa revista veicular é ilegal e que a prova é ilícita, DEIXARAM DE REVISTAR O VEÍCULO, e a vida que eles iriam salvar se perdeu.

FATO:

Se as forças policiais decidirem atuar em sintonia com a jurisprudência do STJ - em matéria de standart probatório necessário para abordagem pessoal e veicular - a sociedade está perdida.

Qual a sua opinião?

Professor William Garcez. Delegado de Polícia. Palestrante. Escritor. Professor de direito penal e processo penal.

Baixe o aplicativo do Jornal da Cidade Online e seja notificado sempre que algo URGENTE acontecer. Clique no link abaixo:

https://www.jornaldacidadeonline.com.br/paginas/aplicativo

Quer ganhar um livro sobre o STF, navegar sem publicidade pelo JCO e ter acesso ao conteúdo exclusivo da Revista A Verdade?

É muito simples! Basta assinar o PLANO ANUAL do JCO por apenas R$ 11,99 mensais.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é adquirindo a obra "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema". Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Contamos com você!

Ler comentários e comentar