Com menos de dois meses de mandato, como prefeito de São Paulo, João Dória Júnior impôs seu estilo próprio, quer distinguir a sua gestão das tradicionais, como uma gestão empresarial e não política.
Características principais da ‘Brand Dória’:
1. Trabalhador: acorda cedo, como se espera de todo trabalhador, trabalha muito e faz seus auxiliares o acompanharem;
2. Zelador: cuida das pequenas coisas, mas que incomodam muito quando não funcionam. Um elevador que não funciona é irritante;
3. Higienização: a idealização de limpeza da cidade, penalizando os ‘sujadores’, como por exemplo, os pichadores de rua.
4. Patrocínio empresarial: contribuição para uma cidade linda.
Em relação ao seu estilo, o de gestão, tem sido bem recebido. Se não há contestações há um certo ceticismo. Essa conduta será mantida até quando?
Os gestores políticos devem buscar mais a conciliação e a composição do que o confronto.
Dória parece preferir mais o confronto do que a conciliação. Radicaliza para marcar diferenças diante de uma gestão ‘Temer’, com muitas composições consideradas espúrias.
Esse modelo adotado por Dória, de captação de recursos, que ele está levando à prefeitura está gerando limitações que não ajudarão o prefeito em soluções bem maiores que a cidade enfrenta, como por exemplo, a má qualidade dos serviços de ônibus.
A dúvida é: Dória Júnior vai conseguir manter esse ‘estilo diferenciado’, que lhe deu muita aceitação nos 100 primeiros dias, até o final do mandato?
Jorge Hori
Jorge Hori
Articulista