Graças a Sebastião Coelho, a Justiça ainda respira e o Brasil torce pela verdade
15/09/2023 às 06:10 Ler na área do assinanteSebastião Coelho, um desembargador, hoje aposentado, corajosamente levantou sua voz em plena sessão de julgamento no TRF-DF, quando ainda era vice-presidente do órgão, mostrando toda sua insatisfação com os acontecimentos no STF - Supremo Tribunal Federal, em especial com o ministro Alexandre de Moraes. Foi nesta sessão, no dia 22 de agosto de 2022, que anunciou sua aposentadoria, marcada por ele mesmo para o dia 16 de setembro daquele ano.
Sua indignação com a postura do ministro Moraes chegou a ponto de, em praça pública, pedir sua prisão. De lá para cá, foram várias as suas intervenções e incursões para demonstrar os erros descabidos do nosso judiciário, devidamente concorridas por explicações técnicas do que argumentava. Hoje, o brasileiro o tem como sua própria voz. Sempre sereno, porém firme, sempre altivo e objetivo, Coelho é capaz de aglutinar importantes juristas brasileiros em torno do seu discurso jurídico-científico.
Candidato a algoz de si mesmo, o desembargador aposentado encara de frente todo um sistema atuante que desonra com a toga que um dia ele mesmo trajou. Mas, corajoso, tem uma arma inequívoca dos justos: a verdade.
E surpreendentemente, Sebastião Coelho reaparece num tribunal, justamente no STF, agora como advogado de uma das vítimas do (des)ordenamento jurídico vigente. E frente a frente com Alexandre de Moraes, não se faz de rogado. Do seu púlpito no tribunal, falou o que é preciso falar na defesa de seu paciente (Diz-se do indivíduo passivo de uma pena ilegal). O julgamento trata dos primeiros réus (na verdade, transformados em réus) do fatídico dia 8 de janeiro.
A expectativa é que a normalidade jurídica ganhe esta contenda e volte a reinar no país.
Em meu livro, Perdeu, Mané!, eu faço questão de contar um pouco da história do judiciário brasileiro, com passagens e momentos dos onze ministros que compunham o STF em 2022 (dos atuais, excetua-se apenas o Cristiano Zanin).
Há na conduta de alguns dos ministros, relatada neste livro, um viés que, a rigor, corrobora com os acontecimentos atuais. Não à toa, Sebastião Coelho se mostra indignado, bem como milhões de brasileiros.
Para adquirir meu livro, clique no link abaixo:
Alexandre Siqueira
Jornalista independente - Colunista Jornal da Cidade Online - Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo..., da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Visite:
http://livrariafactus.com.br
http://livrariafactus.com.br