Combustível brasileiro é fonte de renda clandestina para bolivianos na fronteira com o Brasil (veja vídeo)
15/02/2017 às 05:57 Ler na área do assinanteA situação é antiga, mas somente agora despertou a atenção da população brasileira.
Nos últimos dias vídeos tem circulado nas redes sociais demonstrando a absurda diferença no preço do combustível pago pelo brasileiro comparado com o valor que o boliviano paga na Bolívia. Um desmedido e incompreensível absurdo.
O combustível é produzido no Brasil e exportado para o país vizinho sem a incidência de impostos, sendo assim vendido nos postos daquele país por um preço bem mais acessível.
Por aqui, com a incidência de uma insana carga tributária, o valor da venda nos postos por vezes atinge o triplo do valor pago pelo consumidor boliviano, na Bolívia.
Diante da situação, a diferença exorbitante motivou a prática do contrabando de combustível como uma fonte de renda clandestina de inúmeros bolivianos, que abastecem em seu país, atravessam a fronteira, acondicionam o combustível em galões e revendem para os ‘otários’ brasileiros.
Veja neste link reportagem sobre o assunto realizada em março de 2016 pela Rede Globo.
No vídeo abaixo veja reportagem sobre a absurda exportação brasileira, que privilegia povos de outros países em detrimento do povo brasileiro.
da Redação