A macabra história do espião russo que enganou a justiça brasileira por 10 anos

Ler na área do assinante

Uma notícia divulgada pela Band TV nesta sexta-feira (21) confirmou que o russo Sergey Vladimirovich Cherkasov permanecerá preso no Brasil, após decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Detido pela PF em abril do ano passado, o jovem é protagonista de uma história espetacular e digna dos filmes de 007, que ganhou contornos inusitados depois do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Isso porque Sergey, antes de seguir para a Europa Ocidental, onde cumpriria suas ordens de espionagem, já vivia no Brasil há pelo menos dez anos, onde adotou uma identidade falsa com direito a toda a sorte de documentação, desde a certidão de nascimento até o título de eleitor, passando pelo passaporte e até álbuns forjados para construir seu ‘histórico de ligações familiares’.

Seu nome fictício, Victor Muller Ferreira.

Há 15 meses ele foi ‘descoberto’ pelas autoridades holandesas e deportado para cá, como se fosse, de fato, um cidadão e estudante brasileiro.

Com o pedido de liberdade negado, ele segue encarcerado, enquanto são feitas mais investigações por atos de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção.

Ele também é objeto de disputa, com pedidos de deportação pela Rússia e pelos EUA, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em março, que ele só voltará ao país de origem após as apurações dos 'supostos crimes' pela justiça brasileira.

Uma reportagem da Rede Globo, de junho deste ano, conta a história completa, e revela até mensagens em que Sergey conta que conseguiu a papelada brasileira com a ajuda de uma amiga que trabalhava em um cartório em São Paulo.

Um jovem que conseguiu ludibriar as autoridades brasileiras por 10 anos e só foi pego quando voltou para a Euroupa...

Imaginem se ele for só a ponta do iceberg.

Quer ajudar o Jornal da Cidade Online?

Temos excelentes opções para você! Com apenas R$ 11,99 mensais você será nosso soldado na guerra contra a censura e terá acesso aos conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.

Clique no link abaixo:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Outra maneira de apoiar o JCO é comprando o livro "O Fantasma do Alvorada - A Volta à Cena do Crime" que revela assuntos proibidos sobre o "sistema" que domina Brasília. Ele está disponível no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/o-fantasma-do-alvorada-a-volta-a-cena-do-crime/p

Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.

Siga a página do Jornal do Agro Online no Facebook, parceiro do JCO:

https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/

Contamos com você nessa batalha cruel!

da Redação Ler comentários e comentar