
Em resposta lacradora a Carlos Alberto de Nóbrega, Lula ignora dados e situação deplorável da educação brasileira (veja o vídeo)
05/07/2023 às 20:53 Ler na área do assinante
Fotomontagem: Agência Brasil / TV Cultura
“Quando eu tomei posse em 2003 eu não tinha diploma, mas eu tinha consciência de que não existe nação que tivesse se desenvolvido sem investir na educação”.
Essa foi a resposta lacradora do descondenado Lula, após crítica do apresentador e comediante Carlos Alberto de Nóbrega, que durante entrevista ao programa Roda Viva lamentou o fato do presidente brasileiro não ter formação universitária:
“Eu tenho uma pergunta para o Lula – O que o senhor me explica de um presidente da república, no dia em que recebe o diploma de presidente, diz que é o primeiro diploma que ele recebeu na vida. Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, qualquer coisa, ser um presidente da República… por isso que o país está desse jeito”, disse Carlos Alberto, enquanto alguns jornalistas da bancada do programa tentavam passar pano para o petista.
Mas basta dar uma passada de olhos nos rankings internacionais de educação e competitividade para ver que apenas o entrevistado tem razão, enquanto o ex-sindicalista vive em eu eterno ‘conto do vigário’.
Segundo matéria publicada no início de junho deste ano, pelo Jornal Valor Econômico, o Brasil é um dos piores colocados no Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, cujos índices mais recentes foram apresentados em 2018, portanto, após 16 anos de gestões petistas, incluindo Michel Temer, que assumiu o posto por ser vice de Dilma Rousseff, após o impeachment:

“O último Pisa, de 2018, mostra que em leitura 50% dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível 2, 50% no nível 2 ou mais, sendo 2% em níveis mais altos de proficiência.
Na média dos países da OCDE, 22% estão abaixo do nível 2 e 78% nos níveis mais altos, sendo 8% nos mais altos de proficiência. No Chile, 32% estão abaixo do nível 2 e 68% no nível 2 ou mais, sendo 2% nos mais altos. No Uruguai, 42% aparecem abaixo do nível 2, 58% no nível 2 ou mais, sendo 1% nos mais altos. Em matemática, 68% dos brasileiros aparecem abaixo do nível 2, longe da média da OCDE de 24%, de 51% do Uruguai, e 52% no Chile. Os alunos com alto nível de proficiência chegam a 1% no Brasil, no Uruguai e no Chile, em contraste com 11% nos países da OCDE.
Em ciência, o Brasil tem 55% dos estudantes abaixo do nível 2, o Uruguai, 44%, o Chile, 36%, e os países da OCDE, 22%. O Brasil tem 1% nos níveis de proficiência mais altos, assim como Chile e Uruguai, e os países da OCDE têm 7%.”, diz a matéria.
Ainda segundo outra reportagem publicada também no Valor, no final de junho, o Brasil ocupa somente a 60ª colocação no Anuário de Competitividade Mundial do IMD, em um ranking com 64 países.

E entre os motivos apontados, a baixíssima qualidade da educação, que impacta diretamente na capacidade dos trabalhadores desenvolverem suas atividades nos mais diversos setores da economia.
Como já dito acima, Lula e seu partido tiveram a faca e o queijo na mão, por longos 16 anos, mas nada fizeram para mudar o quadro.
E aos que dizem que essa é a geração Paulo Freire, estão errados… É a geração Lula… o homem que um dia disse abertamente ter preguiça de ler.
Como disse Carlos Alberto: “Por isso que o Brasil está desse jeito”
Assista:
Siga a página do Jornal do Agro Online no Facebook, parceiro do JCO:
https://www.facebook.com/p/Jornal-do-Agro-Online-100090837996028/
Preste muito a atenção: O Jornal da Cidade Online PRECISA DE SUA AJUDA!
Em 2021, o TSE determinou a nossa "desmonetização" e, com isso, “quebrou as nossas pernas”.
Para nos ajudar é muito simples, basta assinar o JCO por apenas R$ 11,99 mensais. Clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Você terá acesso a conteúdos exclusivos da Revista A Verdade.
Outra maneira de apoiar o JCO é comprando a camiseta "8 de Janeiro, Eu Sei a Verdade” no nosso parceiro Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:
https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculina08-de-janeiro-preta/p
Se quiser, doe qualquer valor pelo pix: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01.
Contamos com você nessa batalha cruel!