A briga de foice que se tornou a eleição paulistana...
07/06/2023 às 10:32 Ler na área do assinanteO orçamento da cidade de São Paulo para 2023 é um transatlântico de dinheiro na casa dos R$ 95,8 bilhões de reais – só para efeito de comparação, o orçamento do estado do Paraná é de R$ 60 bilhões para ser dividido entre 284 municípios.
Quando o deputado Ricardo Salles se lançou como pré-candidato a prefeito da capital, era só nisso que os tubarões da política pensavam – será que um parlamentar tão mercurial quanto Salles, teria a temperança para administrar esse tsunami de dinheiro, cargos e influência política?
Para o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, a resposta é não.
Salles desprezou o poder de articulação de Valdemar quando o criticou semanas atrás. Independente do que se pense de Valdemar, o PL é dele. Além disso o desconhecido prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi fiel apoiador de Tarcísio de Freitas contrariando toda a cúpula do MDB nacional.
Tarcísio lhe prometeu retribuir o apoio e o governador de SP costuma cumprir a palavra.
Pressionado, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) desistiu de concorrer à prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (5).
Valdemar Costa Neto acredita que o PL precisa lançar uma candidatura mais afinada à centro-direita para fazer uma oposição melhor sucedida contra o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) e define Salles como pertencente à “extrema-direita”.
Some-se a isso a aproximação da família Bolsonaro com o prefeito Ricardo Nunes, fato que ficou marcado em dois eventos recentes. O primeiro deles quando o atual prefeito de São Paulo foi chamado para o palco durante o evento PL Mulher, no dia 6 de maio, e, no dia 21 de maio, o deputado Eduardo Bolsonaro acompanhou o Nunes e o Governador de São Paulo.
Jair Bolsonaro ainda não assumiu publicamente o apoio a Ricardo Nunes.
Perguntado sobre o assunto, Bolsonaro respondeu em tom de brincadeira, que ainda tinha “muita tubaína” para tomar com Nunes antes que o “namoro” virasse “casamento”.
A essa altura a candidatura de Salles pelo PL já havia naufragado.
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.