A aterrorizante composição do TSE para julgar o futuro de Bolsonaro
05/06/2023 às 09:03 Ler na área do assinanteA composição dos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que vai julgar a ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível já está definida.
Os ministros que julgarão o caso são os seguintes: Alexandre de Moraes, Carmem Lúcia, Kássio Nunes Marques, Raul Araújo Filho, Floriano Azevedo Marques Neto, André Tavares e Benedito Gonçalves, o relator.
Na origem do processo está uma ação movida pelo PDT que questiona a reunião que Bolsonaro organizou com embaixadores estrangeiros. O encontro aconteceu em julho de 2022 no palácio da Alvorada – Em tese, reunir com representantes de governos estrangeiros é uma atribuição e uma prerrogativa do presidente.
A ação nem deveria ser admitida pelo TSE, mas depois da cassação em 90 segundos do mandato do deputado mais votado do Paraná, Deltan Dallagnol, tudo é possível.
O prognóstico é o pior possível para o ex-presidente, pois a ação foi liberada pelo relator na mesma semana que terminou os mandatos de Sérgio Banhos e Carlos Horbach, ambos haviam sido indicados por Bolsonaro.
Na sequência, outros dois ministros indicados pelo ex-presidiário Lula assumiram, na terça-feira dia 30 de abril – foi só depois dessa alteração que o relator ministro Benedito Gonçalves decidiu retomar a ação.
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.