
Destemido, Deltan faz assombrosa revelação sobre a sua cassação e complica plano de Lula
24/05/2023 às 15:30 Ler na área do assinante
Com relação a primeira vaga no Supremo aberta este ano, existe uma forte pressão de grupos políticos, e até de alguns membros do tribunal, para que contemple uma pessoa afrodescendente.
A iniciativa que era inicialmente do espectro de esquerda, irritou Lula que já se manifestava a favor de Zanin, que próximo e pela tenra idade, poderia ficar muitos anos na corte.
Porém alguns grupos da direita abraçaram a estratégia, e começaram a endossar a fala de alguns supremos na questão. Isso criou um efeito sanduíche, que obrigou Lula a repensar o caso.
O Marco fiscal e a pressão do Petróleo na Foz do Amazonas já ia desagradar bastante o pessoal do PSOL e da esquerda mais radical, e talvez não atender o pedido, traria mais desgaste.
Nisso, Benedito entra em cena. A opção atende tanto o quesito proximidade, quanto as pautas de grupo. Seria uma perda no tempo de atuação, mas Zanin poderia entrar na vaga posterior, e tudo estaria certo. O problema é que ninguém contava com um detalhe a mais. Deltan Dallagnol.
O deputado cassado em entrevista à Folha, disse que o Ministro teria trabalhado por sua cassação para pleitear a vaga no STF, e isso complica bastante as articulações do governo.
Se Benedito entrar na vaga, a narrativa de Dallagnol vence, com o desgaste de perseguição que vai trazer. Se não entrar, a pressão contra a indicação de Zanin pode aumentar, e a revolta dos radicais trazer menos governabilidade.
Os votos do PSOL no Marco Fiscal já mostram isso, o que indicam que a primeira indicação suprema deste ano, pode ser tão complicada, como foi a de Mendonça.
Isso corrobora a visão de muitos parlamentares em Brasília, quando dizem que mesmo quando existe vantagem para o presidente petista… Alguma desvantagem acaba indo no brinde.
Victor Vonn Serran
Articulista