Existe alguns assuntos que são completamente desconhecidos para Lula e seu governo: integridade, transparência e, em especial combate à corrupção.
Pois o governador de São Paulo, Tarciso de Freitas, acaba de unir esses três conceitos num só projeto e lançou o programa "RADAR ANTICORRUPÇÃO". Uma ação de prevenção, detecção e combate à irregularidades e atos ilícito em todas as esferas da administração estadual.
O plano foi apresentado pelo próprio Tarcísio em evento no palácio dos Bandeirantes, sede do governo Paulista, e será a coordenado pela controladoria geral do Estado (CGE).
Você não verá nenhuma ação parecida como essa partindo do governo Federal. Pelo contrário, o governo Lula tem diminuído as ferramentas de fiscalização e controle das contas públicas: como por exemplo mudança das leis das estatais e a tentativa de findar o marco do saneamento; ideia recentemente frustrada pela oposição na Câmara Federal.
"Essa é uma das ações que deixarão legado. Quanto mais transparência, gerenciamento de riscos e captação dos servidores capacitação dos servidores, a menos desliza na gestão. Não vamos tolerar a corrupção, e quem for surpreendido na corrupção será punido exemplar exemplarmente, podem ter certeza. Nós não vamos permitir a contaminação do que é bom no serviço público. Nós queremos que o cidadão seja o grande destinatário dessa política pública com serviços bem prestados e ágeis vamos avançar muito na questão da integridade e poupar recursos que irão para educação, saúde e habitação", ressaltou o governador de SP.
O Radar Anticorrupção reúne todas as secretarias estaduais, autarquias, órgãos correlatos, empresas públicas e fundações estaduais. Governo de São Paulo vai instituir um comitê multissetorial composto pela CGE, pela Casa Civil, a Secretaria de Segurança Pública além da Procuradoria Geral do Estado. Objetivo é criar uma nova cultura no funcionalismo público estadual contaminado pelo clima de leniência e impunidade que impera no país.
Com a elegância e discrição que lhes são características, Tarcísio dá uma lição no Governo Federal lulista, que parece fazer de tudo exatamente para aumentar os gastos públicos, diminuir os controles e fiscalizações sobre ministérios e estatais federais.
O sistema atua de forma coordenada para tirar os direitos eleitorais de Jair Bolsonaro mas eles precisam tomar muito cuidado ao ‘aprisionar’ o Mito, eles podem estar despertando um gigante...
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.