Mais uma marca mundialmente consagrada e com atividade intensa no Brasil, está na iminência da falência

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Uma das mais longevas e tradicionais fabricantes de utensílios e produtos domésticos do mundo, a Tupperware Brands Corporation, fundada em 1944, é mais uma companhia que acaba de anunciar sua possível falência a qualquer momento.

A marca com presença em mais de 70 países distribuídos na Europa, Japão, Austrália e Brasil, onde, por sinal, iniciou as atividades na década de 1970, alega ter "dívidas substanciais" que a impedem de continuar operando.

Em 2022, as vendas recuaram 18% e bateram US$ 1,3 bilhão em todo o mundo. Pode parecer muito, mas, na verdade, foi uma queda substancial; já que, em 2013, ela alcançava o patamar de US$ 2,7 bilhões. Por isso, depois do tombo do ano passado, ela parou de publicar relatório anual para a SEC (Comissão de Valores Mobiliários Norte-Americano) e deixou o mercado ainda mais em alerta.

A empresa, muito conhecida entre as donas de casa e o público adulto, vinha investindo dinheiro e tempo nos jovens e no mercado para os fitness; mas, com a pandemia da Covid-19 e os clientes segurando as compras, o rendimento caiu drasticamente. Em abril, as ações da Tupperware despencaram quase 30%, levando os executivos à loucura.

A direção já avisou que a derrapagem é expressiva, mas está tentando se recuperar.

Por enquanto, ela segue com um time forte de funcionários e colaboradores em vendas que recebem por comissão, investe no comércio online e na marca de cosméticos próprios (Nutrimetrics) e em outras tecnologias deixadas um pouco de lado pela empresa por longo tempo.

Recentemente, a fabricante divulgou um comunicado, ainda não dando um adeus, mas adiantou que não tem "liquidez adequada a curto prazo" e que há dúvidas imensas sobre sua capacidade de continuar em operação.

- A companhia está explorando possíveis demissões e revisando seu portfólio imobiliário para possíveis esforços de economia de dinheiro - explicou o documento.

Lembrando que a maior atividade da americana é, justamente, no Brasil, que a fabricante avalia com calma quais os rumos vai tomar no mercado nacional.

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