Atentado em escola de SP denota a necessidade e os benefícios das Escolas Cívico-Militares
27/03/2023 às 18:40 Ler na área do assinanteHoje, segunda-feira (27), o Brasil acordou com uma notícia trágica.. Um adolescente esfaqueou um aluno e quatro professores em uma escola na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo.
O atentado ocorreu por volta das 7h20.
As vítimas foram socorridas, mas infelizmente uma professora de 71 anos acabou falecendo.
O deputado federal Tenente-coronel Zucco prestou solidariedade e pêsames às vítimas e familiares e aproveitou para fazer uma importante publicação em suas redes sociais:
"O atentado na escola de SP reforça os benefícios das escolas cívico-militares. A presença de monitores inibe esse tipo de ação. Pesquisa mostrou redução da violência física em 82%. A valorização do bom comportamento, do respeito e da disciplina harmoniza o ambiente escolar", escreveu.
É inegável que além de proporcionar um ambiente de excelência para o aprendizado, as Escolas Cívico-Militares são referência em segurança.
No início de fevereiro de 2023, o PT resolveu extinguir a diretoria responsável pelas Escolas Cívico-Militares. Zucco encaminhou um Requerimento de Informação endereçado ao ministro da Educação, Camilo Santana, cobrando explicações e esclarecimentos sobre a extinção.
"Se tiver algum motivo é importante que o ministro venha a público dizer as razões. Não tivemos acesso a qualquer dado oficial que embase essa guinada no ensino nacional", disse o deputado, na época.
Em nível federal, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi instituído por meio do Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, com o intuito de fomentar os Estados a adotarem esta modalidade de ensino. Já no Rio Grande do Sul, o parlamentar é o autor da lei estadual 15.401/2019, que autorizou o governo gaúcho a contratar militares da reserva para exercerem a função de monitor cívico-militar e permitiu a extensão às escolas municipais, desenvolvendo um programa próprio gaúcho.
No total, hoje, 66 instituições de ensino aderiram a este modelo.
Zucco ressalta que a Constituição Federal, em seu artigo 206, inciso III, estabelece como um dos princípios da educação o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
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