O Governo do ex-presidiário Lula (PT) voltou com sede de arrecadação e aumentou o número de trabalhadores que terão que declarar e pagar Imposto de Renda, retornou a cobrança do PIS/Cofins e Cide no preço dos combustíveis.
Os Estados, em contrapartida, exigem compensação com as supostas perdas no ICMS, imposto estadual limitado em 17%, muito embora o Governo Bolsonaro tivesse alinhado reembolso.
Como se não bastassem todas essas medidas que pesam no bolso do consumidor, o secretário de reforma Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, anunciou que o governo petista pretende trazer de volta a cobrança do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que, desde 2021, havia sido extinto.
O Partido dos Trabalhadores alega que o recolhimento das taxas é necessário porque, de acordo com o terceiro mandato de Lula, só tem dinheiro em caixa para pagar as indenizações até este ano. Assim, o objetivo é que a partir de 2024, o imposto volte a ser coletado no licenciamento anual de todos os carros do Brasil. Uma bolada!
- Nós precisamos refazer os modelos do DPVAT e reconstruir um novo DPVAT, com uma nova arquitetura para esse seguro, que é extremamente relevante. Temos um ano para fazer isso - disse Marcos Pinto, em evento da Confederação Nacional de Seguros (CNSeg), em São Paulo.
A nova remodelagem do DPVAT ainda vai permitir que empresas de seguro diversas passem a administrar o seguro dos sinistros, cujas indenizações podem chegar a R$ 13 mil, em casos de acidentes com morte.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou no Twitter a retomada do DPVAT e disse:
- Para Lula, está muito fácil governar: é só desfazer o que Bolsonaro fez - avaliou.
- Nos últimos três anos, Jair Bolsonaro quase ZEROU o valor do DPVAT. Isso porque tivemos diminuição no número de acidentes, bem como houve melhor gestão da seguradora (sem corrupção) - alfinetou.
Precisamos da sua ajuda! Siga nossa nova página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline2
Não existe mais outra saída!
O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.
Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.
Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.
Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.
Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre algum produto como a linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro no Shopping Conservador:
Basta clicar no link abaixo:
https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p
Siga o JCO no Tiktok:
https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo
Contamos com você!
da Redação