O caminho está aberto para Dilma Rousseff (PT) assumir a presidência do New Development Bank, mais conhecido como o Banco do Brics.
O economista e diplomata Marcos Troyjo, indicado à presidência da instituição em 2020 pelo Governo Bolsonaro, deixou o cargo nesta sexta-feira (10).
O mandato de Troyjo iria até julho de 2025, mas ele vinha cogitando sair do posto para assumir uma vaga no governo de São Paulo, Estado que hoje é comandado pelo ex-Ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O ex-presidiário Lula (PT) escolheu a colega de partido, Dilma Rousseff, para a vaga de Troyjo e, segundo informações da imprensa, a petista já teria, inclusive, tido uma conversa informal com os ministros da economia dos países integrantes do bloco, para confirmar a indicação do Brasil.
Dilma pode assumir a cadeira até o final de março e permanecer no cargo até julho de 2025.
É o desastre anunciado.
Veja a nota do NDB:
O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) iniciou um processo de transição de liderança, que ocorre de forma mutuamente acordada e de acordo com a governança e os procedimentos do Banco.
O presidente do NDB, Marcos Troyjo, deixará o cargo até 24 de março de 2023. A Assembleia de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento elegerá então um novo presidente indicado pelo Brasil, para cumprir o mandato rotativo que expira em 6 de julho de 2025. Após a eleição, o novo presidente toma posse.
O Sr. Marcos Troyjo atua como presidente do NDB desde julho de 2020 e tem sido fundamental para o sucesso do NDB.
Durante o mandato do presidente Troyjo, o NDB alcançou marcos importantes. Ele conduziu a expansão inicial do quadro social do Banco, fortaleceu o Departamento ESG (Ambiental, social e de governança) e estabeleceu o Escritório de Avaliação Independente. Ele também liderou a mudança do Banco para sua sede permanente em Xangai.
Precisamos da sua ajuda! Siga nossa nova página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline2
Não existe mais outra saída!
O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.
Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.
Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.
Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.
Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre algum produto como a linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro no Shopping Conservador:
Basta clicar no link abaixo:
https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p
Siga o JCO no Tiktok:
https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo
Contamos com você!