Ministro do ex-presidiário é "craque" em gerar demissões
09/03/2023 às 09:45 Ler na área do assinanteLuiz Marinho é um Ministro do Trabalho, digamos, diferente.
Ao invés de gerar empregos, ele não se inibe em provocar demissões.
Com o mercado de trabalho derretendo com mais de 100.000 demissões só em 2023, a 1ª atitude do ministro deve gerar...mais desemprego!
Com ideias pra lá de ultrapassadas, Marinho que regular aplicativos como o Uber, impondo à empresa as amarras trabalhistas que travam o mercado brasileiro a décadas. Nem as tentativas fracassadas e recentes na Colômbia e no México demovem o ministro – sindicalista Luiz Marinho ainda vê os empresários como inimigos a serem punidos.
Para Marinho é o estado que deve ser o ‘gerador de empregos’ foi exatamente por essa visão que em fevereiro de 2022, a 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou, por nepotismo cruzado, Carlos Grana e Luiz Marinho, ex-prefeitos de Santo André e de São Bernardo do Campo, respectivamente. Com uma diferença de quatro meses, a filha de Grana e a cunhada de Marinho foram contratadas para cargos nos municípios.
Insensível a avalanche de desempregados que a saída do Uber do país pode gerar Marinho disse que “sente muito” se essas empresas não gostam do assunto, e que não quer que a Uber ou qualquer outra empresa deixe o mercado brasileiro, mas entende ser basilar a formalização da atividade:
"Se a Uber e as outras plataformas não gostarem de um processo de formalização, eu sinto muito", disse o ministro, ironicamente, num evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.
"A Uber não irá embora porque o Brasil é mercado número 1, mas ninguém quer que ninguém vá embora. Pelo contrário, nós queremos é garantias de proteção social a esses trabalhadores, a valorização do trabalho. Tem que ter regras, controle para não ter excesso de jornada", defendeu Marinho.
Irresponsável, Marinho declarou no mês passado, em entrevista ao Valor Econômico, que se o Uber sair do país, os Correios poderiam substituir o aplicativo. Uma bobagem sem tamanho.
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.