Em pouco mais de 60 dias, venda de veículos cai e fevereiro é o pior em 17 anos

Ler na área do assinante

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade criada em 1989 e que reúne 52 associações de marcas de automóveis, fevereiro de 2023 foi considerado o pior para o setor nos últimos 17 anos.

Os números foram divulgados na quinta-feira (2).

A Fenabrave informou que, no mês passado, foram vendidos apenas 129,9 mil veículos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Esse índice corresponde a uma queda de 1,9%, se comparado ao ano anterior. Agora, se aferidos somente janeiro e fevereiro deste ano, o recuo foi de 9,1%, de um mês para o outro.

Desde 2006, quando a federação registrou apenas 127,9 mil veículos vendidos, o número não era tão baixo. 

O Brasil, por sinal, fechou 2022 com bons resultados na venda de automóveis. Foram 1.957.699 veículos vendidos, uma leve queda (0,8%) se comparado com o ano de 2021, quando o país comercializou 1.974.402 exemplares.

Para 2023, o presidente da Fenabrave esperava mais "estabilidade econômica", mas com a mudança de governo e um fevereiro trágico, agora é esperar para ver como o consumidor vai se comportar até o final do ano.

- Diante do cenário de mudança de governo e incertezas, é muito difícil projetar algo nesse momento. O mercado fez praticamente o mesmo volume nos últimos três anos. Com base em nossos estudos e de quem está com o o umbigo no balcão, entendemos que repetir o número de 2022 é o mais acertado nesse momento. Esperamos, na próxima projeção, daqui 90 dias, ter mais clareza - disse o executivo, no início de janeiro, acrescentnado que "vê com bons olhos" a volta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas os resultados só poderão ser avaliados pela "formação da equipe e a forma de atuação" do Governo Lula.

Não existe mais outra saída!

O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.

Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.

Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre algum produto como a linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro no Shopping Conservador:

Basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

Siga o JCO Tiktok:

https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar