Antes mesmo de fechar a conta, Globo já amarga prejuízo milionário com Carnaval
18/02/2023 às 16:32 Ler na área do assinanteA informação é do site de notícias Splash, na platafora UOL, e dá conta de que a Rede Globo vendeu apenas uma das cinco cotas disponíveis para o patrocínio do Carnaval 2023.
O prejuízo é calculado com base nos valores comercializados em 2022 e leva em conta os custos deste ano e os valores que a emissora tem que repassar para as escolas de samba.
“Em 2022, a Globo comercializou suas cotas de Carnaval por R$ 42,2 milhões. Nada indica que algo tenha mudado nas cifras, mesmo porque a Ambev apenas renovou o contrato. Mas os custos seguem enormes. Do valor da cota vendida, 20% fica com a agência a título de BV (bônus por volume, gratificação comum no mercado publicitário), o que significa menos R$ 8,44 milhões. Em São Paulo, cada escola também irá receber R$ 700 mil fixos. As 14 escolas são uma conta de R$ 9,8 milhões.
Há mais contas. Se a Globo vendesse todas as cotas comerciais, o valor das escolas poderia chegar a até R$ 20 milhões em São Paulo. Vendendo apenas uma de cinco cotas, é reduzido, mas ainda gira em torno de R$ 2 milhões a serem pagos adicionalmente para as escolas de SP.
Após esses descontos, restaria para a Globo algo próximo de R$ 22 milhões. Mas ainda existe toda a conta do Carnaval carioca. Cada agremiação carioca recebe cerca de R$ 2 milhões da Globo. O saldo de R$ 22 milhões é pequeno em vista dos R$ 24 milhões a pagar para as escolas cariocas.
A conta fica ainda pior se considerarmos os impostos e custos de engenharia e transmissão, também na casa de milhares de reais. O Carnaval é um "pesadelo" de horas extras e alimentação das equipes trabalhando na avenida. Obviamente, se a Globo vender mais cotas, a conta muda. Mas com apenas uma cota comercializada, o prejuízo é certo e milionário.”
A matéria lembra ainda que a Globo perdeu, por exemplo, a transmissão de eventos esportivos, como o futebol.
Citamos aqui, o campeonato paulista que ficou com a Record TV, e o carioca, com a Band, ambos no sinal aberto.
E há ainda o duro golpe na saída das Lojas Americanas, a principal patrocinadora do BBB, após o escândalo do rombo de R$ 43 bilhões.
As próprias escolas de samba também sentiram o golpe, pois a cota mínima fixada pela Globo para distribuição a cada uma delas, na faixa de R$ 700 mil, é a metade do que se pagava antes. O máximo que conseguiram, aliás, após tentar vender a transmissão para outras emissoras que não toparam chegar sequer próximo disso.
Assim, o Carnaval vai perdendo força no país, na medida em que a Globo vai perdendo status, audiência e credibilidade.
Sinal de que o brasileiro está cansado de festa e lacração, e quer mesmo é trabalho e progresso.
Não tem mais ‘Globeleza’… a realidade agora é “Glodureza”!
Não existe mais outra saída!
O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.
Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.
Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.
Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.
Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Quer apoiar o JCO de outra forma? Compre algum produto como a linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro no Shopping Conservador:
Basta clicar no link abaixo:
https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p
Siga o JCO Tiktok:
https://www.tiktok.com/@jornaldacidadeo
Contamos com você!
da Redação