Ex-ativista italiano Cesare Battisti se casa hoje com brasileira. Quem serão os padrinhos?
A cerimônia vai acontecer hoje à 17 horas em Cananéia, no litoral paulista
27/06/2015 às 08:44 Ler na área do assinanteCesare Battisti se casa neste sábado (27) em Cananéia, no litoral sul de São Paulo. A noiva do ex-ativista italiano é Joice Lima, com quem mantém relacionamento há vários anos e quem sempre o visitou na prisão quando esteve preso para fins de extradição.
Entre os convidados está o amigo Eduardo Suplicy, atual secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo. Suplicy disse que ficou lisonjeado com o convite, mas que não poderá participar da cerimônia. O ex-presidente Lula também foi convidado.
O casamento entre Cesare Battisti e Joice Lima, com quem mantém um relacionamento há anos, ocorrerá no Casa Verde Hostel e Camping, às 17h.
Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por envolvimento em quatro homicídios cometidos nos anos 1970, quando integrava o grupo Proletariados Armados pelo Comunismo. Em 2004, ele fugiu para o Brasil, sendo preso em 2007. A Itália pediu sua extradição e o Supremo Tribunal Federal (STF) concordou, mas destacou que isso é competência do presidente da República.
Em 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou Battisti alvo de perseguição e negou a extradição. O Supremo voltou a discutir o caso, mas considerou que a decisão do presidente tinha que ser respeitada. O ex-ativista italiano chegou a ser detido novamente no dia 12 de março deste ano, mas foi libertado após permanecer recluso por sete horas.