Lula está determinado a destruir o legado de Paulo Guedes

Ler na área do assinante

As declarações do ex-presidiário Lula no quesito "economia" tem sido tão obtusas que os analistas ficam em dúvida se é pura ignorância ou se existe ali um conteúdo subliminar que ninguém esteja captando. 

É inacreditável que alguém que presidiu a nação por oito anos ainda não entenda os conceitos mais primários de economia e as relações simbióticas entre consumo, demanda, inflação, juros – e de como as declarações desastradas do mandatário impactam imediatamente nos mercados. 

Na quinta-feira, 04, o petista afirmou que pode rever a autonomia do Banco Central quando terminar o mandato do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Declaração que, claro, derrubou a Bolsa de Valores e provocou uma alta do dólar que vinha em queda. 

"Quero saber do que serviu a independência. Eu vou esperar esse cidadão (Campos Neto) terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o banco central independente", disse Lula em entrevista à RedeTV.

A grande imprensa especializada – que em sua maioria fez o ‘L’ no segundo turno de 2022 – reagiu chocada. O comentarista da Jovem Pan, Samy Dana, disse que toda economia desenvolvida como Suécia ou Suíça tem Banco Central independente e lembrou que nos Estados Unidos o Banco Central (Federal Reserve) é independente desde sua criação em 1913, ou seja, há cento e dez anos. Dana citou o exemplo do autocrata da Turquia, Recep Erdogan, que tentou intervir na economia do país e a inflação explodiu.

Lula se mostra impaciente com freios como ‘teto de gastos’, ‘meta inflacionária’, ‘lei das estatais’ e ‘independência do Banco Central’ – mas todas essas ferramentas foram criadas exatamente por causa dele, Lula.

Para proteger o país de loucuras como gastos desenfreados, financiamento de países decadentes e ditaduras, ou de obras faraônicas e intermináveis cujo principal objetivo é alavancar esquemas de corrupção.

Só agora, passadas as eleições, Lula critica a taxa e juros e a independência do BC com frequência, afirmando que a instituição não faz mais do que quando seu presidente era trocado sempre que um novo governo assumia. Durante a campanha, no entanto, Lula afirmou, mais de uma vez, que não pretendia propor uma legislação que revertesse a autonomia do BC.

Preocupante.

Não existe mais outra saída!

O "sistema" conseguiu o que queria: Calou todas as vozes conservadoras.

Poucos restaram... Nós do Jornal da Cidade Online estamos sobrevivendo com muita dificuldade.

Em agosto de 2021, o TSE "quebrou as nossas pernas" determinando a "desmonetização" do JCO. Desde então, estamos sem receber pelo nosso trabalho.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

No PLANO ANUAL, você ganha uma bandeira do Brasil.

Outra maneira de você apoiar o nosso trabalho é comprando algum produto do nosso parceiro e anunciante: Shopping Conservador.

Veja essa linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro:

Para comprá-la, basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar