Deputado lança projeto inovador para acabar com a farra e a impunidade de servidores corruptos
03/02/2023 às 18:13 Ler na área do assinanteProposta de autoria do deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS) corrige brecha legal que permite ao agente público continuar na função, mesmo após condenação.
Zucco apresentou o Projeto de Lei 27/2023, que altera o Código Penal para tornar automática a perda do cargo/função do servidor e agente público condenado por corrupção passiva.
Segundo o parlamentar, a iniciativa visa corrigir uma brecha na atual legislação, uma vez que esta punição fica condicionada ao entendimento de cada magistrado.
“A perda do cargo precisa estar explícita na sentença. O que estou propondo é o efeito automático da medida assim que a sentença for proferida”, esclarece o parlamentar.
Zucco acrescenta que o crime de corrupção passiva só é possível ser praticado em virtude da posição ocupada pelo agente público.
“O sujeito se vale do cargo para solicitar ou receber, direta ou indiretamente, vantagem indevida. Então, não faz sentido o servidor retornar ao posto após o cumprimento da pena de reclusão”, explica.
O deputado entende que a proposta não deixa dúvidas quanto à impossibilidade de reintegração ao quadro funcional.
ATENÇÃO! Estamos vivendo o momento mais crítico de todos os tempos.
A censura está avançando e fazendo vítimas.
Querem calar o Jornal da Cidade Online e "quebraram as nossas pernas" com a desmonetização de nossas publicidades.
Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.
Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
No PLANO ANUAL, você ganha uma bandeira do Brasil.
Outra maneira de você apoiar o nosso trabalho é comprando algum produto do nosso parceiro e anunciante: Shopping Conservador.
Veja essa linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro:
Para comprá-la, basta clicar no link abaixo:
https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p