Surge uma voz dentro da OAB contra os "excessos" do STF (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

A tradição gaúcha de independência e coragem é lendária. Desde o início do Sec. XIX com a Revolução Farroupilha e outras insurreições contra o autoritarismo do governo central brasileiro, sempre centralizador e frequentemente autoritário.

Dentre desse espirito libertário e audacioso, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na segunda-feira (16), em Porto Alegre, do Ato pela Defesa da Democracia, evento público que contou com a participação dos três poderes estaduais, dos tribunais regionais, de órgãos autônomos e de entidades da sociedade civil. 

Lamachia abriu seu discurso destacando o “grave e delicado” momento vivido no país.

“A democracia é um valor inegociável e sua defesa é uma obrigação de todos os brasileiros. Não há outro caminho para o país ter prosperidade, desenvolvimento e paz que não seja por meio do estado democrático de Direito”, disse, condenando os atos de vandalismo ocorridos em Brasília em 8 de janeiro, classificando-os como “prática criminosa e atentatória a democracia, com a devida responsabilização, na forma da lei, assegurado o devido processo legal”. 

O Dr. Lamachia, entretanto não se furtou à criticar o que chamou de “excessos” praticados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Me refiro às decisões proferidas no âmbito do inquérito 4781 e em relação aos fatos ocorridos em Brasília que violam a Constituição Federal e que violam, também, o estado democrático de Direito, prerrogativas da advocacia, além de usurparem competência do Ministério Público e da própria magistratura”, lembrou. 

Mais adiante, o presidente da OAB do Rio Grande do Sul também lembrou que “as eleições foram concluídas e qualquer questionamento deve ser feito na forma legal, pelos meios cabíveis e de maneira institucional”, manifestou preocupação “à liberdade de imprensa e de expressão no país, desde que tal liberdade respeite o limite da não realização de crimes por meio de redes sociais ou veículos de comunicação” e reiterou que a advocacia “sempre defenderá as liberdades e garantias individuais e direitos fundamentais dos cidadãos”, entre outros pontos.

Palavras corajosas num momento onde a grande maioria das autoridades se omite.

Por fim, o presidente da OAB/RS afirmou que o STF, as demais autoridades da República, os líderes da oposição e toda a sociedade civil organizada “devem mudar a forma de agir, primando pelo equilíbrio, racionalidade, legalidade, ponderação e serenidade, com vistas a manutenção da democracia e do estado de direito”.

Finalmente, uma palavra moderada, porém segura, nesse deserto de ideias que se tornou o Brasil.

Veja o vídeo:

ATENÇÃO! Estamos vivendo o momento mais crítico de todos os tempos.

A censura está avançando e fazendo vítimas. 

Querem calar o Jornal da Cidade Online e "quebraram as nossas pernas" com a desmonetização de nossas publicidades.

Precisamos da sua ajuda para continuar de pé.

Assine o JCO por apenas R$ 11,99 mensais e tenha acesso exclusivo ao conteúdo destemido e chocante da Revista A Verdade:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

No PLANO ANUAL, você ganha uma bandeira do Brasil.

Outra maneira de você apoiar o nosso trabalho é comprando algum produto do nosso parceiro e anunciante: Shopping Conservador.

Veja essa linda camiseta em homenagem a Enéas Carneiro:

Para comprá-la, basta clicar no link abaixo:

https://shoppingconservador.com.br/camiseta-masculinaeneas-o-brasil-te-deve-desculpas/p

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

 

 

 

Contamos com você!

da Redação Ler comentários e comentar