Pela primeira vez em nove anos, Governo fecha o ano com saldo positivo

Ler na área do assinante

A excelência na gestão do Ministério da Fazenda feita por Paulo Guedes e sua equipe é reconhecida mundialmente e quem diz isso são os números.

Em 2022 o governo vai fechar o ano com resultado positivo. Desde 2013 isso não acontecia. Foram nove anos consecutivos de déficit:

“Se confirmada, a projeção para o resultado primário [que exclui despesas financeiras] será a melhor em oito anos. Desde 2014, o Brasil apresentava saldo negativo [déficit] nas contas públicas", escreveu o ministro da Economia, Paulo Guedes, em uma rede social.

Mas o que significa isso?

Significa que o Brasil gastou menos do que arrecadou, que somos uma economia estabilizada no pós-pandemia (praticamente a única entre as 20 maiores do globo). E isso atrai investimentos externos, gera emprego e renda para os brasileiros.

Segundo o Tesouro Nacional outro fato importante para a saúde financeira do país foram as privatizações – como a da Eletrobrás, por exemplo – que diminuem os gastos do governo e ainda gera entrada de capital que pode ser investido em áreas prioritárias. A boa gestão das estatais que triplicaram seu lucro (a maioria dava prejuízo) chegando a R$ 188 bilhões de reais ainda em novembro de 2022, a maior parte de ‘lucro’ veio da Petrobras que reforçou muito o caixa do Governo. Importante lembrar que a poucos anos atrás a Petrobras era usada como plataforma de um gigantesco esquema de corrupção internacional que culminou na Lava-Jato.

O ESTILO PT NA FESTÃO DO DINHEIRO PÚBLICO

Infelizmente, agora assistimos uma serie de condenados e investigados pela Lava-Jato voltarem a ocupar cargos de comando. 

Um bom exemplo de como os petistas debocham do contribuinte é o futuro ministro da Casa Civil de Lula, ex-governador da Bahia, Rui Costa vai morar em Brasília a partir de janeiro (e essa informação é do colunista Robson Bonim da Veja). Apesar de residir a 1500 km de Salvador,  Rui Costa continuará a  dar despesas aos baianos, pois ele terá motorista e segurança pagos pelo governo da Bahia.

Ex-governadores da Bahia tem segurança e motoristas vitalícios previsto numa lei aprovada durante a gestão Jaques Wagner (PT). A regra no entanto tirava a mordomia de ex-mandatários que morassem fora da Bahia. Recentemente, ainda governador, Rui Costa revogou essa parte da lei para seguir com o benefício.

O mais cruel é que como Ministro da Casa Civil ele terá vários seguranças e pelo menos 2 motoristas pagos pelo Governo Federal – é muita vontade de torrar o dinheiro dos contribuintes baianos e brasileiros.

Você já tem camiseta, bandeira ou boné patriota?

Temos uma novidade incrível: o Shopping Conservador...

Clique no link abaixo:

https://www.shoppingconservador.com.br/

Doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO:

https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

da Redação Ler comentários e comentar