Maduro mantém 274 pessoas presas, afirma ONG
24/12/2022 às 19:57 Ler na área do assinanteA ONG Foro Penal, que atua na Venezuela, afirmou, nesta quinta-feira (23), que o governo de Nicolás Maduro matém 274 presos políticos.
Em sua conta no Twitter, a organização garante que eram 275 pessoas detidas até sua última contagem. Mas, um não foi mais encontrado.
Ao todo, Maduro mantém em cárcere 261 homens e 13 mulheres. Cento e vinte e três são civis e os demais militares.
O ditador alega que 120 já foram julgados e condenados. Os demais aguardam decisão, mas seguem presos.
O antigo ditador da Venezuela, Hugo Chávez, morreu no início de 2013. Assim que Maduro assumiu o posto do "padrinho", a população se rebelou e não o queria no poder. Mas, o tirano usou todo o aparato das polícias e, há quase dez anos, já prendeu mais de 15 mil pessoas e 9 mil ainda estão com restrições de liberdade.
Há anos, os familiares dos presos políticos clamam para que nações vizinhas, como o México, façam a intermediação para que Nicolás aceite a proposta dos Estados Unidos e conceda "anistia geral", mas tudo em vão.
Em janeiro deste ano, outra ONG, a Control Ciudadano, contabilizou 27 execuções extrajudiciais. E de 2016 a 2021, 9.211 pessoas foram assassinadas pelas polícias de Maduro: a Faes (Forças de Ações Especiais) e pelo Conas (Comando Nacional Antiextorsão e Sequestro).
A maioria das execuções ocorre em regiões pobres, tanto nas cidades quanto no interior.
- Trata-se de uma prática comum e frequente nessas regiões, para exercer controle social, conter protestos e impedir a adesão dessas pessoas a convocatórias feitas pela oposição - explicou o pesquisador de Direitos Humano da Universidade de Carabobo, Simón Gómez.
Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?
Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...
A maior loja patriota do Brasil!!
Clique no link abaixo:
https://www.shoppingconservador.com.br/
O Brasil precisa de você!
Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).
Assine o JCO: