
A conclusão mais dolorida é de que houve chance de se evitar o acidente
30/11/2016 às 17:11 Ler na área do assinante
O acidente aéreo envolvendo a equipe da Chapecoense em Medellin, na Colômbia, tinha todas as possibilidades de ter sido evitado. É a conclusão que se chega após a revelação do conteúdo dos áudios da torre de controle do aeroporto de Medellin.
O piloto insistiu para pousar, mas foi impedido. Durante 11 minutos, Miguel Quiroga, o comandante do Avro RJ85, relatou a falta de combustível e pediu o pouso. Foram vários pedidos, todos negados pela torre de controle.
A negativa deu-se em função de um outro avião, um Airbus da empresa ‘Viva Colômbia’, ter tido a opção de preferência, sob alegação de emergência.
Por diversas vezes Quiroga insistiu, mas não adiantou. Nas gravações, nota-se o desespero do piloto.
Finalmente, quando foi dada autorização para que a aeronave que conduzia o time brasileiro efetuasse a aproximação para pouso, era tarde.
A queda ocorreu à 1h15 no local denominado Cerro El Gordo.
Segundo especialistas, caso a ordem para pouso tivesse sido efetuada até o terceiro minuto da gravação, a aeronave teria conseguido pousar.
da Redação