Psolistas tentam investida covarde contra Zambelli e sofrem derrota na Justiça
24/11/2022 às 18:00 Ler na área do assinanteO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios negou a reparação de danos morais pelas deputadas do PSOL Sâmia Bonfim e Talíria Petrone contra a deputada federal Carla Zambelli (PL).
O valor da causa era de R$30 mil para cada e a decisão foi tomada nesta quarta-feira (22).
Sobre o caso:
Os eventos que levaram à disputa judicial se iniciaram em 21 de fevereiro deste ano, quando a Suprema Corte da Colômbia autorizou o aborto até os seis meses de gestação.
As duas parlamentares do PSOL se manifestaram publicamente favoráveis a decisão.
Indignada, Carla Zambelli denunciou o absurdo por meio de uma montagem em suas redes sociais, na qual Talíria e Sâmia surgem como símbolos demoníacos e a frase "esquerda genocida".
Os advogados de Zambelli afirmaram que o termo genocida foi atribuído pelas próprias deputadas ao presidente da República, e que a imagem publicada foi uma crítica de maneira exagerada à fala das autoras.
“Veja-se que o tema abordado naquele momento, por si só, é bastante polêmico sob o enfoque político e religioso. Daí a conjugação, numa mesma imagem, de menções críticas sob o espectro político (esquerda genocida) e religioso (símbolos demoníacos)”.
O desembargador Esdras Neves, relator do processo, considerou que Carla Zambelli exerceu sua liberdade de expressão.
Além de perderem a ação, Talíria e Sâmia terão de pagar as despesas e honorários advocatícios do processo.
Carla Zambelli comemorou a decisão da justiça:
"Estou feliz com a justiça que assegurou o meu direito à liberdade de expressão de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal e desaprovou a censura imposta pelas duas parlamentares do PSOL".
Essa é a segunda vitória de Zambelli envolvendo processos sobre a mesma publicação, pois a ex-deputada Manuela D'Ávila (PSOL-RS), também incluída na montagem veiculada nas redes, havia movido um processo à parte, exigindo uma indenização de R$ 50 mil, a título de danos morais.
Em novembro do ano passado, entretanto, a justiça determinou improcedente o pedido da política gaúcha.
Manuela também teve que arcar com os custos processuais e honorários advocatícios.
Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!
Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?
Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...
A maior loja patriota do Brasil!!
Clique no link abaixo:
https://www.shoppingconservador.com.br/
O Brasil precisa de você!
Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).
Assine o JCO:
da Redação