Ministro do STF pode deixar o cargo para assumir Ministério da Defesa petista
05/11/2022 às 06:56 Ler na área do assinanteNos bastidores de Brasília circula fortemente a informação de que o ministro Ricardo Lewandowski estaria propenso a adiantar sua aposentadoria no Supremo Tribunal Federal (STF), para assumir o Ministério da Defesa de Lula.
O jornalista Cláudio Humberto, em perfeita análise, lembrou que, caso isso se confirme, “ele ficará sujeito à mesma crítica de lulistas a Sérgio Moro, na lorota de que suas sentenças, como juiz na Lava Jato, seriam parte do ‘plano’ para eleger Jair Bolsonaro, anos depois”.
A diferença entre os dois casos é de que Moro sequer conhecia Bolsonaro, enquanto Lewandowski foi indicado para o STF pelo PT.
Ademais, prossegue o jornalista, foi Lewandowski que “em 2021, por exemplo, a pedido da defesa de Lula, proibiu a Lava Jato de investigar a ligação Odebrecht-Instituto Lula”.
E mais:
“Em seguida, aceitou ação do PT contra Bolsonaro por ameaçar divulgar aqueles que, na Anvisa, liberaram vacinas para crianças de 5 anos.
Também aceitou notícia-crime de deputado do PSB contra Bolsonaro por 'peculato e prevaricação' em razão de seus discursos de 7 de Setembro.
A 15 dias do 2º turno, no TSE, alegou ‘desordem informacional’ para apoiar censura a um documentário inédito sobre a facada em Bolsonaro.”