Caravana de Tarcísio pega "tração", Bolsonaro se agiganta e começa a ganhar enorme distância de Lula em SP
16/10/2022 às 16:41 Ler na área do assinanteA parada da caravana foi em Marília, no oeste paulista, cerca de 28 prefeitos de cidades da região se reuniram para ouvir e debater estratégias com um time de pesos-pesados que apoiam Tarcísio e Bolsonaro nesse segundo turno.
Juntos estavam os presidentes nacionais do Republicanos, Deputado Marco Antônio Pereira e do PSD, Gilberto Kassab, o vice-presidente nacional do PL, Deputado Capitão Augusto e o presidente estadual do PSC, também deputado federal Gilberto Nascimento – além de quatro deputados estaduais recém-eleitos.
E o resultado dessa mobilização já apareceu. A pesquisa Modal/Futura mostrou que no estado de São Paulo, Bolsonaro já abriu 15 pontos em relação a Lula. As intenções de voto estão 53,4% a 37,2%.
O presidente teve 47,7% dos votos no primeiro turno no estado de S. Paulo, enquanto Lula teve 40,8%. Considerando os dados da pesquisa Modal/Futura, Bolsonaro cresceu 6% enquanto Lula caiu 3% no maior colégio eleitoral do país.
Para caracterizar ainda mais a estratégia municipalista da campanha de Tarcísio, o prefeito de Jaguariúna, Marcio Reis, viajou 400 km para representar o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi e garantir que 58 prefeitos do MDB no estado estão fechados com Bolsonaro e Tarcísio, ignorando assim o apoio da candidata derrotada Simone Tebet à Lula.
Outro destaque foi o prefeito de Itapevi, Igor Soares, que foi reeleito em 2020 com absurdos 98% dos votos – ele veio hipotecar o apoio do Podemos à reeleição de Bolsonaro e seu ex-ministro da infraestrutura.
E Igor foi direto:
"Tivemos uma reunião com os 19 prefeitos do Podemos no estado e formalizamos o apoio. Para aqueles que discordaram, facilitaremos a saída do partido". Não dá para ser mais assertivo que isso.
Outro depoimento que chamou a atenção foi do deputado estadual Ricardo Madalena (PL-SP) que também é engenheiro e foi colega de Tarcísio no DNIT. Madalena disse:
"O ministro Tarcísio é um trator, a capacidade dele na superação de obstáculos é impressionante. Muitas vezes no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esbarrávamos com projetos parados havia anos, o Tarcísio resolvia em questão de semanas. E se o projeto agora é reeleger Bolsonaro, pode escrever, ele vai conseguir. E nós estaremos ao lado dele". O auditório explodiu em palmas.
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.