Equilibrado, tranquilo e sereno, Tarcísio vence o 1º debate e caminha para uma vitória tranquila
11/10/2022 às 15:53 Ler na área do assinanteOntem assisti o debate para governador de São Paulo, que é meu estado.
Recebi alguns questionamentos sobre a postura de Tarcísio, que estava menos ofensivo no debate.
E ele está correto.
Ao contrário dos debates para o âmbito nacional, o público paulista é extremamente observador do equilíbrio do candidato, e tende a admirar o debate cordial com proposta e conhecimento de causa.
Como nos acostumamos com a Tramontina de Bolsonaro, esperávamos duelos quentes e acusações gritantes, mas ali tivemos um combate intelectual, que Tarcísio venceu.
Note que três dias antes, denúncias requentadas com assuntos resolvidos (CODEVASF) voltaram a tona para atingir o ex-ministro da infraestrutura, que focou nos pontos certos e não se deixou pautar.
Enquanto Haddad focava em atacar Bolsonaro, Tarcísio apresentava falhas da gestão do petista na prefeitura, e falava de questões importantes para o estado.
O PT até esperava um segundo turno em São Paulo, mas achava que Haddad chegaria na frente. A ascensão de Tarcísio em um colégio eleitoral tão importante, com o forte apoio de Zema e outros governadores tem tirado o sono da oposição.
Sem os deputados de esquerda (eleitos ou não) para fretar transporte nas áreas remotas do Nordeste, e a entrada das associações de municípios nas articulações de apoiadores novos, associados a uma maior abstenção de segundo turno, podem fazer desse outro embate algo muito diferente do primeiro.
E por Isso agora você verá parte do ataque que era direcionado ao presidente, virar para os governadores que estão articulados com o governo.
Continuem virando votos, sem se importar com as polêmicas que serão plantadas até dia trinta.
Manter a cabeça no lugar será importante.
Uma carta nova que será jogada na última semana do mês, pode enterrar a esquerda de vez no cenário nacional.
Não posso dizer muito sobre o assunto, mas sei que será bem útil na reta final.
Tenham fé e continuem o trabalho de formiguinha, lembrando que cada voto virado vale praticamente dois.
Victor Vonn Serran
Articulista