Eles não acreditaram e agora o "desespero" tomou conta... É hoje que tudo vai mudar!
02/10/2022 às 08:51 Ler na área do assinanteChegamos na reta final, e neste momento, é bom fazer um balanço da situação para afiar as perspectivas.
Sendo assim, cabe avaliar como os dois candidatos mais cotados estão no período presente, e avaliar suas chances reais no pleito.
A extrema dependência de Lula ao Datafolha para alimentar a mídia amiga, não surtiu o efeito desejado. Com Ciro negando apoio, e a volta da exposição dos escândalos de corrupção, parte de um eleitorado que era contado desde o início não foi atingido. Ou seja, já existe uma certeza de que não ganhará no primeiro turno, e caso exista um segundo, o molusco vai ter de trabalhar bastante.
Já Bolsonaro, tem saldo positivo. A correção da campanha no que tende ao público feminino, o uso calculado da máquina, o apoio do Centrão e a agenda com crescente apoio popular nos locais onde foi, fazem da perspectiva de Jair ser oposta a de Lula.
Bolsonaro tem muitas chances de ganhar no primeiro turno, apesar de ainda não se colocar isso como certeza. Marçal e Moro arrependidos trouxeram eleitores anti-lula e parte da galera do Ciro vai votar só para provocar o PT.
Lula vai focar nos indecisos, e no voto útil. Bolsonaro está ganhando segmentos por nichos. As estratégias ficam pareadas, mas Bolsonaro tem mais trunfos.
O atual presidente pode ganhar com votação histórica, ainda no primeiro turno do pleito.
Sabemos o que está em jogo.
Que Bolsonaro vai ganhar é certeza.
A dúvida é se vai ser no primeiro ou no segundo turno.
Victor Vonn Serran
Articulista