A pergunta que não quer calar: Por que o PT impediu a divulgação de uma pesquisa Datafolha?
27/08/2022 às 14:32 Ler na área do assinanteO PT impediu a divulgação de uma pesquisa do Datafolha na Bahia.
Inacreditável porque ambos agem como 'irmãos' no resto do país...
Instigante: o PT pediu especificamente o bloqueio da pesquisa para presidente na Bahia – o que será que continha essa pesquisa?
O Instituto Datafolha chamou de “censura” a decisão do juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, de impedir a publicação de dados de uma pesquisa eleitoral a pedido do PT.
“Não há motivo para a censura, porque a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral”, informou a empresa, na noite da terça-feira 23.
A Folha vai recorrer da decisão do magistrado.
A diretora do Datafolha, Luciana Chong, observou não haver razão para impugnação.
“O instituto cumpriu todas as regras de registro estabelecidas pelo TSE”, comunicou Luciana..
O magistrado proibiu apenas a divulgação de dados sobre o cargo de presidente da República da pesquisa, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 20 mil, em caso de descumprimento. Manteve-se a divulgação de dados para governador e senador.
Na ação movida contra o Datafolha, o PT argumentou que o levantamento está “eivado de inconsistências” e alegou que houve “indução ao erro” nas questões dirigidas aos eleitores, que poderia levá-los a equívocos.
A legenda sustentou ainda que a pesquisa informou no registro que serão mensuradas as intenções de voto para governador e senador, e que foram incluídas erroneamente perguntas sobre a disputa para a Presidência.
O PT interpelou ainda a “ausência”, no registro da pesquisa, do plano amostral e das ponderações “quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevistada e área física de realização do trabalho a ser executado”.
Eduardo Negrão
Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.