Moraes convoca reunião com comandantes da PM: Estaríamos nos tempos de "tristissimus hominum"?
25/08/2022 às 15:17 Ler na área do assinanteConfesso que desconhecia que Ministro do STF poderia convocar reunião extraordinária com comandantes da PM, para tratar de segurança das eleições.
Incrível o visível paradoxo que está diante de nossos olhos.
Quando as Forças Armadas são convocadas pelo Presidente da República, para contribuir com a segurança das eleições e questionar as incontáveis falhas que tantas vezes foram detectadas por especialistas nas urnas eletrônicas ao longo dos tempos, aí das Forças Armadas se corre como o diabo foge da Cruz.
Todavia, eis que agora um Ministro do STF, simplesmente por ser Presidente do TSE, está a convocar reunião extraordinária com os comandantes da PM, ao que se infere, para os mesmos fins.
A convocação ao meu ver, além de ser incoerente, porque usa dois pesos e duas medidas, é inaceitável, na medida em que menospreza o papel, as atribuições e o primoroso trabalho que as Forças Armadas, através de técnicos imensamente capacitados, vêm fazendo em relação a segurança das urnas eletrônicas e evidentemente com isso tratando da segurança das próprias eleições.
"Mutatis mutandis", será que não estamos vivendo em tempos muito assemelhados aos de Tibério Cláudio Nero César (Tiberius)?
Impõe-se lembrar que Tiberius foi um verdadeiro tirano, travestido de imperador, que chegou ao cúmulo de criar Tribunais, simplesmente, para "processar" e evidentemente condenar todos os que o criticassem, os quais enxergava como seus desafetos, simplesmente, porque dele divergiam, a ponto de Plínio o chamar de "Tristissimus hominum" (o mais triste dos homens).
Pedro Lagomarcino
Advogado em Porto Alegre (RS)