A CNBB, a omissão e o incentivo ao comunismo na América Latina: "Fariseus hipócritas"
22/08/2022 às 06:42 Ler na área do assinanteSegundo a página do Vatican News a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, entidade de representação política da Igreja Católica brasileira, emitiu um documento denominado "Carta de Unidade e Solidariedade à Igreja na Nicarágua", o qual foi dirigido ao bispo de Jinotega que é presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, dom Carlos Enrique Herrera Gutiérrez, com o seguinte teor :
"Os bispos do Brasil, acompanhamos com tristeza e preocupação os acontecimentos que têm marcado a vida da Igreja na Nicarágua. ‘Se um membro do corpo sofre, todo o corpo sofre igualmente!’ (1 Cor 12,26)
Sentimo-nos profundamente unidos aos irmãos bispos e a todo o povo nicaraguense.
Clamamos ao Bom Deus para que a paz e a justiça sejam alcançadas.”
A razão deste pronunciamento está ligada ao fato que nas últimas semanas, o governo socialista da Nicarágua prendeu três sacerdotes; tem mantido o bispo da diocese de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, confinado na cúria diocesana; fechou oito emissoras de rádio ligadas à Igreja e expulsou do país as religiosas Missionárias da Caridade de Santa Teresa.
Segundo notícias há relatos também de agressões e destruição de imagens e símbolos religiosos católicos na Nicarágua.
A verdade é que CNBB está há anos se omitindo e é conivente e incentiva diretamente o crescimento do comunismo na América Latina.
Agora a Igreja paga o preço.
E de forma dissimulada a CNBB tomada por bispos que apoiam o socialismo - contra os fundamentos do cristianismo - condena publicamente o que apoia nas suas entranhas.
Fariseus hipócritas!
O silêncio omissivo, confortável e medroso da grande maioria dos líderes religiosos e leigos católicos que não rezam pela cartilha da CNBB sabem o que está acontecendo.
Mas avalizam e são cúmplices desta tragédia anunciada que está só começando com a sua indiferença e pela falta de reação e de um posicionamento firme contra meia dúzia de bispos canhotos que comandam a entidade.
Há que se ter coragem para reagir e denunciar esse erro, pois os cristãos não podem nem devem temer enfrentar o mau e os maus!
Quem é do bem sabe perfeitamente o que precisa ser feito.
E não são notas evasivas e lacônicas jogadas para a torcida que vão consertar o estrago!
Hipócrita é "aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui; fingido, falso, simulado".
"Os fariseus davam muita importância às ordenanças e ações exteriores, que lhes davam o ar de justos, mas não se preocupavam em ser realmente justos no coração.
Por isso, Jesus chamou-os de hipócritas". (Mateus 23:25–26).
Luiz Carlos Nemetz
Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz