Alguém se lembra dele? Teori nega novo pedido de revogação da preventiva de José Dirceu
14/10/2016 às 05:11 Ler na área do assinanteSem rumo, perdido, abandonado e ressentido com lideranças do PT, sobretudo com Lula, com quem não fala desde antes de sua condenação no mensalão.
No início teve ao seu lado o ‘setorial’ jovem petista. Jovens que organizavam manifestações de apoio e gritavam, em eventos petistas, ‘Dirceu, guerreiro do povo brasileiro’.
A revelação de que José Dirceu recebia propina, mesmo depois de condenado e enquanto militantes faziam ‘vaquinha’ para pagar uma multa imposta pela Justiça, foi traumatizante.
De qualquer forma ele permanece mudo... e preso, mas esperneando para sair.
Nesta quinta-feira (13) o ministro Teori Zavascki indeferiu novo pedido da defesa para a revogação de sua prisão preventiva.
‘O exame da pretensão será feito no momento próprio, em caráter definitivo, mormente porque já houve sentença condenatória, na qual foi mantida a prisão preventiva’, vaticinou o relator da Lava Jato no STF.
O decreto de prisão preventiva expedido pelo juiz Sérgio Moro demonstra que mesmo após o processamento da Ação Penal 470, Dirceu prosseguiu recebendo vantagens indevidas, o que ‘reforça os indícios de profissionalismo e habitualidade na prática do crime, recomendando, mais uma vez, a prisão para prevenir risco à ordem pública’.
Dirceu foi condenado em primeira instância por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa e está preso preventivamente desde agosto de 2015.
Dirceu, outrora um ‘guerreiro’, virou símbolo de corrupção, posto que só perderá para o ‘chefão’.
da Redação