Bonner faz mea-culpa no JN e pede desculpas por fake news sobre guerra na Ucrânia (veja o vídeo)
25/03/2022 às 15:32 Ler na área do assinanteO âncora do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, William Bonner passou vergonha ao ter que desmentir, ao vivo, uma notícia veiculada no dia 25 de fevereiro pelo noticiário.
No início da guerra da invasão da Ucrânia pela Rússia, no dia 25 de fevereiro, o JN publicou notícias muito emblemáticas do horror que uma guerra produz. Um tanque que mudou repentinamente de rota e que esmagou um carro que transitava em sentido contrário
Na escalada de manchete daquela edição, na descrição dessa cena nós dissemos que um tanque russo tinha cometido uma covardia brutal e essa afirmação não tinha base suficientemente sólida para ser feita. Foi um erro.
Disse Bonner, fazendo um mea-culpa ao ressaltar que já se passavam 24 dias desde o fato e que a imprensa internacional ainda não tinha conseguido esclarecer os fatos.
Essa foi mais uma bola fora não só da Globo, mas de boa parte da velha-mídia brasileira, como o site O Antagonista, que cometeu o mesmo erro básico de jornalismo do JN. Os Antas, porém, ainda não vieram a público para reconhecer que cometeram Fake News.
Aqui no JCO, por exemplo, esse mesmo vídeo foi divulgado em uma matéria que mostrou um apanhado de cenas fortíssimas de guerra no Leste Europeu. Mas evitamos afirmar que se tratava de um tanque russo ou ucraniano, justamente por falta de fatos comprobatórios.
Vale lembrar que o homem, dentro do carro atingido, sobreviveu.
Confira abaixo, o pedido de desculpas de William Bonner em uma edição em que incluímos o tanque passando sobre o carro e a ação de resgate da vítima.
Assista:
A eleição está chegando... Está na hora de você estampar todo o seu amor pelo Brasil!
Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?
Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...
A maior loja patriota do Brasil!!
Clique no link abaixo:
https://www.shoppingconservador.com.br/
O Brasil precisa de você!