A ligação telefônica do 1º ministro britânico e a jogada de mestre de Bolsonaro
04/03/2022 às 14:13 Ler na área do assinanteO mundo acordou hoje com a ligação do primeiro ministro britânico ao presidente brasileiro, sobre uma possível negociação de paz entre Ucrânia e Rússia.
Mas tem de contextualizar: a Alemanha sabe que o fechamento do primeiro duto de gás (o segundo não estava em funcionamento) e que a interrupção de parte dos combustíveis russos seria uma tragédia para a economia.
Biden também deixou claro que não vai deixar de usar energia russa. Com as reservas de Putin, e a ocupação em andamento, já se sabe que a saída para o mar negro já está dominada pela Rússia.
Ou seja, Putin já ganhou.
A ideia agora é tentar salvar o que resta da soberania da Ucrânia e garantir o mínimo de baixas. Na fraqueza de Biden, Boris tenta protagonismo e sabe que Bolsonaro pode ajudar no processo.
Se houver negociação garantindo que a OTAN não avance no leste europeu, junto com a garantia da desmilitarização das tropas militares Ucranianas, o resto do território como a capital Kiev seria devolvida, já que o Russo já conseguiu seu tão privilegiado acesso para se tornar potência marítima.
O presidente brasileiro não se posicionou contra Putin, apesar do Itamaraty se colocar contra os ataques. Se isso foi pensado, digo que foi um dos melhores posicionamentos que o Brasil poderia ter.
Vamos pensar na possibilidade de um acordo com a mediação dos dois líderes. Se houver um cessar fogo, veremos a ascenção do Brasil como grande força do cenário internacional. O momento agora é de apertar Johnson, fazer ele dar garantias de soberania do Brasil na questão da Amazônia com anúncios públicos, e tentar sim, através do diálogo com a Rússia, conseguir meios para tentar trazer paz.
Eu queria muito ver a cara do pessoal da oposição agora. O desespero de ver o presidente na intermediação, deve ter abalado como nunca seus inimigos. A visita de Bolsonaro pode ter sido a melhor escolha diplomática de toda sua gestão, e ter garantido uma ótima posição do Brasil no novo arranjo mundial que se forma.
Agora é esperar e torcer.
ATENÇÃO! O Brasil está à beira da 'censura'.
As seguidas investidas do ‘sistema’ estão fazendo com que o povo agonize sem saber o que pode acontecer.
Mas, eis que surge uma luz no fim do túnel!
Sem perdão para esses 'seres malignos', a mais nova edição da Revista A Verdade lança um dossiê forte e revelador que desmascara todo o "sistema".
Assine agora a Revista A Verdade e descubra tudo sobre a investida que pode mudar a história do Brasil!
Clique no link abaixo:
Victor Vonn Serran
Articulista