Competividade e lucratividade nas commodities
24/08/2016 às 06:18 Ler na área do assinanteNo mercado das commodities ter menor custo não gera - de imediato - maior competitividade. Mas lucratividade.
O fato de ter menor custo não leva o produtor a vender mais barato para ganhar mercado. As cotações seguem um movimento global, sendo definido em bolsa de mercadorias. As vendas são definidas em torno dessas cotações e não por preço definido pelo produtor ou pelo comprador.
Se o produtor tem maior lucratividade, em função dos seus custos menores diante das cotações vigentes aumente o plantio e isso pode levar à depreciação das cotações futuras que podem se efetivar quando essas se tornam presentes. A menos de fatores climáticos, como ocorreu com a safra brasileira 2015/16.
Quando as cotações caem, os de maior custo, com a perda de lucratividade reduzem o plantio ou até saem do mercado. E os com custos menores permanecem e dominam o mercado no ciclo seguinte. Essa é a perspectiva da soja brasileira. Essa é a condição que vai levar o Brasil a ser o maior supridor mundial de grãos.
Jorge Hori