Desde que o vídeo com as tais "influencers lacradoras do Bradesco" começou a repercutir negativamente, muitos dos veículos de comunicação e até mesmo os "analistas" das redes sociais passaram a atacar quase que exclusivamente as três ‘magricelas’ que protagonizaram o vídeo, e que nele aconselharam a não comer carne.
Também alguns protestos de instituições foram quase que dirigidos a elas.
Ainda que as três "influencers" sejam aquele tipo de lacradoras abobalhadas que acreditam na enorme asneira que narraram no vídeo, a culpa não é delas.
Em primeiro lugar elas foram contratadas para fazerem o vídeo. Elas não fizeram de graça ou por iniciativa própria.
Em segundo, quem as contratou foi o departamento de marketing do Bradesco ou a agência de publicidade que cuida da conta de publicidade do Bradesco.
Neste segundo caso, a agência de publicidade criou a peça e a submeteu à aprovação do marketing do Bradesco, que aceitou a imbecilidade. O texto sequer é das ‘magricelas’.
Em terceiro lugar, nenhuma campanha é criada sem a anuência da diretoria do Bradesco. Logo... o verdadeiro autor dessa porcaria toda é o Bradesco, e somente ao banco e sua diretoria devem ser creditadas a estupidez e suas consequências.
Se o banco mantém conta numa agência de publicidade repleta de idiotas que não separam suas crenças pessoais do profissionalismo, então a culpa é diretamente do Banco, que não sabe selecionar os seus parceiros.
Se por sua vez o banco tem no seu departamento de marketing uns alucinados que compactuam com ideologias idiotas e não se preocupam com as consequências e repercussões negativas de suas ideias estapafúrdias, então a culpa é também diretamente da diretoria do banco, que não sabe escolher seus profissionais. Irresponsáveis sem noção, que não se preocupam com um provável derretimento da imagem da empresa que lhes paga o salário e nem com os graves prejuízos que o banco possa sofrer por causa da irresponsabilidade. Percebam que a falha é na estrutura administrativa do banco, e vertical! As moças são só a ponta que aparece!
Então, por que sacrificar as três moças? Só porque elas estão na frente do vídeo? Elas não fizeram de graça, não criaram o texto e não fizeram o vídeo sozinhas!!!
Culpá-las é absolver e proteger os verdadeiros culpados, que são o Banco dirigido por incompetentes e a agência de publicidade irresponsável e infestada de intelectualoides retardados.
A Cesar o que é de Cesar.
Assine o JCO:
Marcelo Rates Quaranta
Articulista