‘Fui o trouxa perfeito do PT’ (José Carlos Bumlai)

O grande 'trouxa' na história é o cidadão honesto, cumpridor de suas obrigações e pagador de impostos

Ler na área do assinante

Sem dúvida, Bumlai foi um grande ‘trouxa’.

Por dinheiro, exclusivamente por dinheiro, jogou toda uma trajetória vitoriosa na lata do lixo. Na busca de mais fortuna, envolveu filhos e nora num emaranhado de lama, corrupção e safadezas.

O filho mais velho, Maurício, que presentemente também corre o risco de prisão, em 2010, no auge da obtenção de vantagens no esquema criminoso, chegou a escrever uma carta, mais tarde apreendida pela Polícia Federal, com o título ‘Um ano dourado 2010’, onde além de enumerar as projeções, fazia previsões para um eventual governo de Dilma Roussef, que seria candidata à sucessão de Lula naquele ano.

Na tal lista, ele descrevia milhões e bilhões que ganhariam via falcatruas envolvendo o BNDES, a Nossa Caixa, a Petrobrás, entre outras mazelas.

De fato, certamente, ganharam muito dinheiro.

Possivelmente, não fosse a extraordinária Operação Lava Jato, hoje o velho Bumlai não estaria se sentindo um ‘trouxa’.

Na realidade o grande ‘trouxa’ na história foi o cidadão honesto, aquele cumpridor de suas obrigações e pagador de impostos.

Felizmente, os tempos estão mudando e hoje já vemos esses gatunos, que sempre se locupletaram e se enriqueceram à custa do suor do povo brasileiro, se sentido ‘trouxas’.

Foi justamente o que aduziu o pecuarista em suas alegações finais apresentadas na ‘República de Curitiba’, onde afirma ter sido o ‘trouxa perfeito do PT’.

A petição foi apresentada na ação penal em que Bumlai é réu por corrupção, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituição financeira.

A defesa do pecuarista diz que ele ‘sabe ter cometido um grave equívoco, que redundou na acusação, tem consciência de seus atos e de muitos deles se arrepende’.

Um grande canastrão...

Amanda Acosta

redacao@jornaldacidadeonline.com.br

da Redação Ler comentários e comentar