Silenciosamente, Globo "apaga" Faustão e prepara artilharia jurídica para fustigá-lo
15/12/2021 às 09:26 Ler na área do assinanteA Globo simplesmente retirou do ar todas as íntegras do Domingão do Faustão do Globoplay, no período de 1989 até 2021.
Tudo feito silenciosamente, certamente para não despertar alarde.
Chama atenção o fato de que a Globo não adota a política de apagar produções do streaming. Outras atrações antigas, incluindo fracassos e programas de profissionais que já deixaram a emissora, seguem por lá.
Só para efeito de comparação, o Globoplay ainda disponibiliza na íntegra os fracassos dominicais como os humorísticos Tomara Que Caia (2015) e Divertics (2014), e o Esquenta! (2011-2017), comandado por Regina Casé.
Então, parece óbvio que a saída de Faustão da emissora foi conturbada.
Aliás, atualmente, na Globo, tudo é conturbado.
De qualquer forma, o Globoplay enviou um comunicado sobre a questão:
"Vários programas da TV Globo têm suas íntegras despublicadas após 180 dias. Isso acontece por várias questões, como direitos, padrões de consumo, custos de armazenamento. O Domingão do Faustão é um desses programas, assim como The Voice Brasil, The Voice Kids, Esporte Espetacular e Globo Esporte. Não há nenhuma novidade na aplicação da regra, que é automática: após seis meses, a íntegra é despublicada sem intervenção humana".
Por outro lado, a prova cabal da decadência da Globo é o movimento que ela se prepara para fazer – segundo o colunista Alessandro Lo Bianco – contra seu ex-funcionário.
Lo Bianco adianta que as Organizações Globo estão montando uma banca de advogados com o único intuito de fustigar juridicamente a vida do Faustão e da sua nova empregadora, a Band.
O novo programa do Faustão deve estrear na Band dia 17 de janeiro.
Para quem controlava presidentes e alterava até resultado de jogos decisivos, usar todo seu aparato para tentar confrontar um ex-funcionário é um inequívoco sinal de fraqueza .
Quem te viu, quem te vê Globo...
Assine o JCO: