"Let's go Brandon!": É a frase do momento na grande nação americana (veja o vídeo)
05/11/2021 às 19:24 Ler na área do assinante-“Let’s go Brandon”!
Ela aparece em cartazes, protestos, nas ruas, no Congresso, é entoada em jogos de futebol, impressa em camisetas, adesivos de para-choque, bonés e vendida em lojas.... Tornou-se tão popular que gerou canecas de café e uma canção de rap no topo das paradas.
Durante um jogo de baseball, Ted Cruz, Senador Republicano, posou para foto junto a um cartaz "Let's go Brandon" e partilhou no Twitter.
Em 21 de outubro, o congressista republicano Bill Posey, da Florida, terminou uma intervenção no Congresso com um "Let's go Brandon".
Jeff Duncan, congressista republicano da Carolina do Sul usou uma máscara anti-covid com a frase "Let's go Brandon", alegando que "os americanos estão de saco-cheio” e querem que suas vozes sejam ouvidas.
Biden, em visita a um local de construção nos arredores de Chicago para promover a vacinação contra a covid, foi recepcionado pelos manifestantes com "Let's go Brandon".
Na semana passada, quando a comitiva de carros em que estava Biden passou por Plainfield, em Nova Jérsei, havia um cartaz: "Let's go Brandon".
Em campanha a favor do candidato democrata a governador da Virgínia, Terry McAuliffe, o Presidente Biden ouviu o coro: "Let's go Brandon", escreve a agência de notícias norte-americana AP.
Donald Trump, aproveita o embalo e promete enviar uma T-shirt (camiseta) com a frase "Let's go Brandon" por cima de uma bandeira norte-americana, em troca de um donativo de 45 dólares dos apoiadores.
E o rapper Loza Alexander lançou a música: "Let's go Brandon" e conseguiu aparecer como número um no top de artistas emergentes, segundo a Billboard. A canção foi postada no TikTok e no YouTube na noite de domingo, e já registrou mais de 100.000 visualizações.
Também foi impressa em outdoors em todo o país. “Let’s Go Brandon” foi visto em um banner puxado por um avião no comício Trump’s Iowa State Fairgrounds, no sábado.
Nas redes sociais, a frase já virou meme.
A frase é um insulto e um protesto a Biden. As pessoas gritam “Let’s Go Brandon” para zombar de Biden e dos Democratas.
Tudo começou quando em 2 de outubro, o piloto Brandon Brown, de 28 anos, ganhou a primeira corrida “Xfinity” do campeonato NASCAR, no Alabama. Entrevistado pela jornalista da estação de televisão NBC Sports, Kelli de Stava, o piloto vibrava muito com a vitória e a jornalista disse:
- Você pode ouvir a multidão gritando: “Let's go Brandon” (“Vamos lá, Brandon”).
No início era um canto indefinível, depois se ouvia claramente o grito da multidão:
-“Fuck Joe Biden”...”Fuck Joe Biden”... e não "Let's go Brandon” como equivocadamente a jornalista sugeria.
A gafe da jornalista virou meme e rapidamente se espalhou.
O vídeo com a entrevista do piloto e o erro infantil da repórter se tornou viral e foi adotado pelos republicanos que gritam: "Let's go Brandon” para criticar Biden e a todos os seus apoiadores e simpatizantes.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, apelidou o governo Biden de "governo Brandon". Gritos e gritos de "Vamos lá, Brandon" explodiram depois que DeSantis fez a piada enquanto falava em uma coletiva de imprensa sobre integridade eleitoral em Palm Beach na manhã de quarta-feira.
E finalizo mandando um “Let's go Brandon” para todos os vagabundos, inúteis, aproveitadores, exploradores, pançudos, vampiros, sanguessugas, esponjas, comedores, desfrutadores, chupistas, vadios, malandros, picaretas, zânganos, zangãos, zangões, gaudérios, gandulos que atrapalham e sugam a nação brasileira.
Veja o vídeo:
“Let’s go Brandon”- Música Tema - Loza Alexander –( vídeo oficial)
Texto baseado nas reportagens:
(https://www.foxnews.com/politics/florida-desantis-biden-brandon-administration).
Carlos Sampaio
Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)